segunda-feira, abril 01, 2013

Beatriz Pacheco Pereira na reabertura das Tertúlias Itinerantes, em Felgueiras




Beatriz Pacheco Pereira é a convidada especial para reabertura deste ano das Tertúlias Itinerantes, em Felgueiras, no próximo sábado, 6 de Abril, pelas 16 horas, que, desta vez, se realiza na Casa-Museu Pão-de-Ló de Margaride.
Será inaugurada uma exposição de escultura da convidada, que estará patente até 21 de Abril. Será ainda apresentado o seu mais recente livro, de contos, “O homem que trazia instruções”, da Edium Editores, e que conta com ilustrações de 16 artistas consagrados.
A apresentação crítica estará a cargo de José Carlos Pereira, mentor destas tertúlias; a leitura de textos será feita pelo jornalista Pedro Alves; e a animação musical pela Art’Music – Berço da Cultura da Lixa. O evento conta com a colaboração da Casa-Museu que acolhe o evento, da Junta de Freguesia de Margaride e da escola de música que vai intervir.
Recorde-se que as Tertúlias Itinerantes, fundadas há dois anos por um grupo de intervenientes culturais, têm alcançado grande êxito, em qualidade e participação, como foi o caso em Outubro, na homenagem a Carlos Paredes, que atraiu centenas de pessoas, na igreja românica de Airães.
Beatriz Pacheco Pereira, para além de escritora e escultora, é investigadora de cinema, crítica de cinema e tradutora, tendo ainda grande actividade em palestras e conferências assim como participações e colaborações em jornais e revistas, programas de rádio e televisão. Em 1981, foi co-fundadora Fantasporto, festival de cinema internacionalmente consagrado e do qual é directora.  É actualmente Membro co-optado do Conselho Geral da Universidade do Porto.