quinta-feira, outubro 11, 2012

Luísa Amaro em Felgueiras no domingo no encerramento da homenagem a Carlos Paredes














A guitarrista Luísa Amaro estará em Felgueiras no próximo domingo, dia 14, a partir das 16 horas, na igreja românica de Airães, para uma tertúlia-concerto de encerramento da homenagem que as Tertúlias Itinerantes estão organizar naquele concelho.
A guitarrista será acompanhada por Henrique Fraga e Marco Matos (da zona de Coimbra) e, quanto à vida e obra de Paredes, pelo crítico musical Octávio Fonseca.
Farão parte, também, desta homenagem as escolas do ensino oficial de Felgueiras, a Escola Básica de Recarei (Paredes), o Colégio Júlio Dinis (Porto), poetas, outros músicos e pintores, que, no passado sábado, abrilhantaram a sessão de abertura, muito participada, no passado sábado.
De facto, a sessão de abertura excedeu as expectativas da organização, que conta, para esta homenagem, com a parceria da Junta de Freguesia de Airães, da Rota do Românico e da Associação JoséAfonso (AJA).
A AJA tem patente naquela localidade uma exposição do Mestre da Guitarra Portuguesa, um certame fotográfico e documental de 20 painéis.
Para além desta exposição, foram inauguradas mais duas mostras: uma, por parte das escolas, denominada Artes Plásticas e Escrita Criativa À Volta de Carlos Paredes, na qual alunos e docentes muito se empenharam, dado o curto prazo que tiveram (duas semanas) desde a recente abertura do ano escolar; a outra mostra consiste na exposição de quadros dos conhecidos pintores Margarida Santos, Helena Branco, Ângelo Vaz, Fátima Ferreira e do cartoonista Ricardo Campus.
Na sessão de abertura, associaram a esta homenagem os guitarristas Luciano e Sérgio Amorim, bem como os poetas Anabela Borges, Ângelo VazArminda Sá, Filipa Vera Jardim, José Carlos Pereira, Nuno Guimarães, Paulo César Fernandes, Ricardo Campus e Sara Machado e, ainda, Hortênsia Calçada (declamação) e Miguel Augusto Sousa (animação).