sábado, setembro 29, 2012

Homenagem a Carlos Paredes, em Felgueiras, de 6 a 14 de Outubro




As Tertúlias Itinerantes, movimento cultural nascido em Felgueiras há menos de dois anos e que tem conhecido um crescente êxito e adesão do público, vai realizar, em Airães, entre 6 e 14 de Outubro, uma homenagem a Carlos Paredes, o proeminente mestre da guitarra portuguesa. A organização conta, como entidades parceiras, com a Junta de Freguesia local, a Rota do Românico e a Associação José Afonso.
O ponto da homenagem acontecerá pelas 16 horas do dia 14, segundo domingo de Outubro, na igreja Românica de Airães, que contará, como convidados especiais, com Luísa Amaro (conhecida guitarrista do panorama nacional), Henrique Fraga e Marco Matos (guitarristas da zona de Coimbra)  e com o crítico musical Octávio Fonseca.  A entra é livre.
Esta homenagem, sem propósitos saudosistas, não pode nem deve resumir-se a uma simples sessão cultural, mas, em vez disso, a um projecto sincero de divulgação do Homem, do Cidadão e do Artista que foi (e é) Carlos Paredes, principalmente junto dos mais novos.
Assim sendo, a homenagem abrirá no dia 6 (sábado), pelas 16 horas, no salão da Junta de Freguesia, com a inauguração de três certames: Artes Plásticas e Escrita Criativa À Volta de Carlos Paredes, elaborada pelas escolas básicas e secundarias do concelho, do Colégio Júlio Dinis (Porto), entre outras; uma segunda exposição (fotográfica e documental), da Associação José Afonso, sobre o mestre da guitarra; e uma mostra de pintores já conhecidos: Ângelo Vaz, Fátima Ferreira, Doroteia Pinto, Helena Branco, Margarida Santos e Ricardo Campus (caricatura).
Este momento será abrilhantado com poemas de Anabela Borges, Ângelo Vaz, José Carlos Pereira, Margarida Rodrigues (com seus alunos), Paulo César Gonçalves, Ricardo Campus e Sara Machado. Participarão ainda os guitarristas felgueirenses Luciano e Sérgio Amorim.
Esta iniciativa conta com o apoio da Paróquia de Santa Maria de Airães, do IESF - Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Associação Nacional de Professores, Stone Farm Hostel (Airães), e, para além das escolas participantes na exposição, da Escola Profissional de Felgueiras.