domingo, julho 01, 2012

Tertúlia-sarau sobre o Barroco em Pombeiro foi uma sessão muito agradável e participada

Proibida a reprodução das fotografias 
sem a devida autorização do editor do DF 

















O altar-mor do Mosteiro de Pombeiro acolheu, na noite da passada sexta-feira, mais de uma centena de pessoas, que participaram na tertúlia-sarau Incidências do Barroco no Mosteiro de Pombeiro, monumento da Rota do Românico.
No evento, moderado pelo jornalista Pedro Alves, José Carlos Pereira (escritor), falou do período literário em Portugal (Rodrigues Lobo, F. Manuel de Melo, Jerónimo Baía e Padre António Vieira), comparando com o classicismo e o maneirismo.
José Manuel Varela (arqueólogo) e Elsa Silva (Rota do Românica) descreveram com precisão e de forma animada a evolução da arte exuberante na igreja ao longo dos séculos. Varela, apontando para o altar, para os púlpitos e órgão de tubos, explicou como foram introduzidos os traços exuberantes do Barroco como meio de propagação da fé católica após o Concílio de Trento. Elsa Silva fez uma descrição bem elucidativa, nomeadamente dos processos de direção de luz natural desde o Santíssimo Sacramento até à rosácea, passando pela abóbada central. José Moura, músico compositor, falou da música barroca, da sua polifonia e dos seus propósitos exuberantes de sensação espiritual.
Efusivamente aplaudidos de pé, músicos do Conservatório de Música de Felgueiras tocaram e encantaram os presentes com temas de autores barrocos: Pachelbel (cravo) e Bach (violinos e flauta).
No final, todos os presentes foram convidados a subirem à hospedaria do mosteiro, para um momento de convívio, com um cenário histórico recriado de séculos passados.
A iniciativa foi organizada por três alunas (Andrea Costa, Sylvie Mota e Isabel Costa) finalistas do curso Inglês-Espanhol do ISCE Felgueiras e contou com a parceria das conhecidas Tertúlias Itinerantes (Felgueiras), projeto este que congrega um grupo informal de amigos escritores, jornalistas, professores e agentes culturais. 
O evento contou com o apoio logístico de muitas entidades do concelho.