sexta-feira, março 23, 2012

Novo colaborador do DF

Francisco Moraes Sarmento
Filósofo

O DIÁRIO DE FELGUEIRAS (DF) está a iniciar um processo de selecção de colaboradores com destaque nas suas actividades e proeminentes figuras do pensamento e de opinião.
Depois de Dra. Anabela Melão, o DF vai passar a contar, dentro de dias, com a colaboração do Dr. Francisco Moraes Sarmento. 
Nasceu em Coimbra, recebeu iniciação literária na “Escola de Filosofia Portuguesa”, sendo epígono e discípulo dos filósofos Álvaro Ribeiro e Orlando Vitorino, pertencendo à quarta geração do movimento de “A Renascença Portuguesa”. Nesta tradição, fundou e dirigiu diversas publicações de cultura, entre as quais “Ensaio, folha de cultura e opinião” e “Leonardo, revista de filosofia portuguesa” (versão papel e on-line). Organizou e prefaciou os dispersos de Francisco Sottomayor, “Ensaios de Filosofia Portuguesa”, e tendo publicados em várias revistas, entre as quais “Nova Renascença”, “Via Latina” e “Teorema”. Enquanto director da revista Leonardo, participou nas últimas entrevistas ao escritor Sant’Anna Dionísio e ao arabista Garcia Domingues.
Animou, com Orlando Vitorino, António Quadros, Afonso Botelho, Henrique Barrilaro Ruas e João Botelho, entre outros, diversas tertúlias nos cafés de Lisboa, debates e conferências. Alguns dos seus textos são assinados com dois pseudónimos: Ricardo Bulhão e Francisco Kalenga. Em 1986, foi um dos principais apoiantes de Orlando Vitorino à Presidência da República, candidatura que apresentou aos portugueses um projecto de Constituição e um sistema liberal para a economia, a educação e a cultura. Actualmente, tem no prelo três obras: “Madalena, fragmentos de um romance”, “Webnotas, da sociedade de informação ao novo estilo de vida” e “Escola de Filosofia Portuguesa, Ensaios Peripatéticos, Teoria e Doutrina”.
No âmbito do jornalismo iniciou a sua carreira no “Diário de Coimbra”, onde criou e coordenou a página literária “Sopro”, tendo passado pelo “Tempo” e “Semanário”. Fundou e dirigiu o semanário “Festa Brava” e o “Almanaque Festa Brava”. Foi ainda colaborador do “Diário de Notícias” com uma coluna de opinião sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade que fez intitular “Webnotas”, coluna que também foi publicada em vários jornais regionais. Nos últimos anos, tem vivido em Luanda (Angola) tendo desenvolvido a sua actividade no “O País”, “Semanário Económico”, “Exame Angola”, “O Sol”.
Actualmente, colabora da revista on-line “Homo Viator, textos de exílio na paisagem da filosofia portuguesa”, dirigida por João Botelho e continua a dedicar-se à exegese dos poetas, escritores e filósofos portugueses.