Para além de pretender dar continuidade a um projecto que apresentou no ano passado, a AEFelgueiras homenageou, nesta segunda gala, o contributo de vários dos seus associados e empresários felgueirenses que, ao longo da sua vida, trabalharam para o desenvolvimento da associação e do concelho.
Perante vários convidados e representantes de entidades, instituições públicas nacionais e regionais, dez empresários felgueirenses foram galardoados com o Prémio Tradição Rubiens, como um reconhecimento da sua “coragem, determinação, perseverança e do espírito associativista”.
O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, destacou a importância em reconhecer o “espírito de excelência dos empresários felgueirenses”, apesar do ambiente de crise que se instalou no país, nos últimos anos.
“Temos esse espírito de pertença e excelência e podemos mostrar à região que somos bons, sem vaidade, mas com orgulho na herança e no legado que estes empresários nos deixam. Somos, colectivamente e há muitos séculos, bons a fazer muitas coisas em Felgueiras”, sublinhou.
Inácio Ribeiro vincou, por outro lado, o empenho do executivo da Câmara Municipal de Felgueiras em cooperar com os agentes económicos a promover a imagem de marca do concelho, assente na promoção da excelência e na qualidade.
“Do ponto de vista da autarquia, tudo faremos para que os processos sejam mais céleres e eficazes, de forma a diversificar e diminuir risco na actividade económica, para que os nossos empresários possam criar valor e riqueza no concelho”, referiu o edil.
O Prémio de Excelência Rubiens faz parte de um projecto que a AEFelgueiras pretende alargar em futuros eventos, com a atribuição do galardão a mais empresários e associados, em diversas áreas de actividade económica e comercial do concelho.
“Nas futuras edições desta gala pretendemos que se reconheçam os empresários nas mais diversas áreas de actividade industriais e comerciais, nomeadamente as melhores empresas do calçado, comércio, restauração e muitos mais”, explicou o director da associação Nuno Fonseca, que sublinhou, ainda, o papel da AEFelgueiras no panorama empresarial como um parceiro que pode ajudar os empresários do concelho a ultrapassar os desafios que diariamente lhes são colocados.
“Os nossos empresários, apesar das adversidades, sempre se mostraram capazes de se superar e de aproveitar os tempos de crise para tornar as suas empresas ainda mais fortes. Queremos que vejam a nossa associação não como a solução para os seus problemas mas que vejam em nós um parceiro e uma mais-valia para os ajudar, se assim o entenderem”, concluiu.