quarta-feira, setembro 16, 2009

"A Politização da Escola" | Texto de Horácio Costa, candidato do Partido da Terra

Horácio Costa

Este é apenas um dos muitos exemplos a que a sociedade Felgueirense está sujeita. Refiro-me em concreto ao facto da candidata do MSP e actual presidente de Câmara, Fátima Felgueiras, usar a sua dupla condição para ludibriar politicamente os Felgueirenses.
Vejamos.
Aquando da apresentação da sua candidatura, apresentou publicamente um documentário, filmado, onde o Senhor Director da Escola Manuel Faria e Sousa lhe prestava apoio à recandidatura a um novo mandato. Esse Senhor Director, conhecido pelo Sousa, oriundo de fora do concelho e empossado há pouco tempo no cargo de Director, causou certa estranheza nos meios políticos locais, quer pelo desconhecimento da real situação de Fátima e de Felgueiras concelho, quer pela apatia que lhe é conhecida relativamente a assuntos políticos.
Confrontado com o desagrado da maioria dos Docentes da Escola, o Director explicou que tal se deveu exclusivamente a uma negociação com a presidente. E que o intermediário de tal negociação, fora o seu colega Rui Silva, Director da Escola de Airães e candidato nas listas do MSP à Assembleia Municipal de Felgueiras. A presidente, pela boca do Rui, propôs a construção de quatro salas novas se o Sousa se prestasse à filmagem do referido documentário.
E assim aconteceu. Explicou o Sousa aos colegas que as salas lhe faziam muita falta e que de outra forma nunca as conseguiria obter.
Coitado do Sousa. Não percebeu que acabara de cair na teia de Fátima, naquela teia composta por subsídio dependentes que todos conhecemos. Por isso, logo de seguida, teve de ceder à visita de Fátima, aquando da abertura do ano lectivo que obrigou Professores, Alunos e Pais a uma espera prolongada pela chegada da autarca e candidata, ou… candidata e autarca.
E uma vez mais imperou a crítica de todos quantos sabem que a escola não é local de promiscuidade política. Provavelmente o Sousa não sabe que em Felgueiras se ensina, se estuda, se trabalha, ao contrário dos que estão à sombra dos cofres do erário público, como é o caso da presidente e dos seus apaniguados políticos.
Pessoalmente, entendo que tudo passa por uma questão de princípios políticos. Uns têm outros não.
Enquanto candidato à Câmara pelo MPT, prometo estar atento e DENUNCIAR, como tem sido meu apanágio desde há muito tempo.

Caro José Carlos,
Peço-lhe publicação.

Horácio Costa - MPT