quinta-feira, setembro 17, 2009

Esclarecimento

Rui Silva, candidato na lista do movimento “Sempre Presente” (SP) à Assembleia Municipal, enviou-nos, hoje, um texto em reacção ao de Horácio Costa, candidato do Movimento Partido da Terra (MPT), ontem colocado neste espaço e intitulado “A Politização da Escola”. Como se pode ler, Horácio Costa faz referência, entre outras pessoas, a Rui Silva, sobre um procedimento de âmbito escolar que o subscritor entende ter sido politizador nesta fase pré-eleitoral para as Autárquicas.
Depreendemos que a intenção de Rui Silva é a de dar ao texto um carácter de “direito de resposta”, mas não se trata, infelizmente, de um “direito de resposta”; trata-se, isso sim, de um rol de considerações adjectivais e juízos de valor, em que é insinuada a imagem alegórica de que Horácio Costa e o editor do DIÁRIO DE FELGUEIRAS (DF) são a mesma pessoa, para além de traços jocosos menos felizes. Como tal, o editor do DF reserva para si o direito de não publicar o seu teor, por respeito aos seus leitores, já que este é um espaço que pretendemos que seja de inteligência, de seriedade e de qualidade informativa e opinativa.
Não nos escusamos ao inalienável “direito de resposta” dos visados nos textos aqui publicados. Colocámos o texto de Horácio Costa pela pertinência da questão, neste período de debate eleitoral e numa terra que acusa insuficiência de meios para contribuir para o devido esclarecimento dos cidadãos. Da mesma forma, publicaremos todos os textos que nos enviarem, de todas as forças políticas concorrentes, sejam quais forem os autores dos artigos assinados; não somos órgão oficial ou simulado de alguma das candidaturas. Este é um espaço plural e aberto a toda a gente; só se dará mal aqui quem se dá mal com a liberdade de expressão.
Mesmo assim, desafiamos Rui Silva a formular um texto onde fique registada a sua versão dos factos alegados, que seja um verdadeiro “direito de resposta”. Porém, no mail que nos enviar, deve ter o cuidado de não tornar visível o endereço electrónico de Bruno Carvalho, a quem deu conhecimento do texto que nos enviou.