quarta-feira, julho 29, 2009

Discurso de Eduardo Bragança, candidato do PS à Câmara, na apresentação oficial, no sábado, dia 25, na Casa do Sobrado, em Felgueiras






Caro Amigo Alberto Martins, Líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República;
Caro Amigo Renato Sampaio, Presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista;
Caro Amigo José Lello, Deputado da Assembleia da República e Secretário Nacional do Partido Socialista;
Caro Amigo Agostinho Gonçalves, Governador Civil do Porto;
Caros Deputados;
Caros Amigos, Convidados e Imprensa:

É com grande orgulho e sentido de responsabilidade que hoje me apresento, a todos os Felgueirenses, como o vosso próximo Presidente de Câmara.
Agradeço a todos aqueles que me têm manifestado apoio e disponibilidade e, em particular, aos socialistas que em mim acreditam para, a meu lado e em conjunto, construirmos um projecto digno e credível, para tirar Felgueiras da letargia e do marasmo em que se encontra.
Acreditamos e revemo-nos em exemplos e referências; vivemos e construímos as nossas vidas baseados na seriedade, na tolerância, no trabalho, na dedicação e no serviço. O projecto que apresentamos para Felgueiras assenta em todos estes valores, mas solidifica e sedimenta a vertente do mérito, da capacidade e da competência como vectores essenciais para uma nova política que encerre este ciclo nefasto, inconsequente e de má memória para o concelho e para os felgueirenses.
Como socialistas que somos, não acreditamos num crescimento económico e sustentado, se o mesmo não tiver como objectivo central o bem-estar dos felgueirenses. A nossa prioridade será contribuir para a resolução dos problemas sociais evidentes.
A nossa preocupação vital são as pessoas e é para elas que devemos sempre dedicar o nosso esforço e a nossa atenção.
Connosco, os felgueirenses podem contar com o fim da tarifa de disponibilidade de água, bem como com a redução do custo da água, das taxas de saneamento e da recolha de resíduos sólidos. Estas foram desde sempre exigências do Partido Socialista, porque conhecemos o peso desta factura no orçamento mensal das famílias felgueirenses.
Pretendemos representar e valorizar o lado humanista e solidário da sociedade. Lutar pela justiça social e pela melhoria da qualidade de vida de todos e, sobretudo, daqueles que o infortúnio marginalizou. Estaremos ao lado das classes sociais mais desfavorecidas e ao lado dos grupos de risco. Uma postura social activa é o que diferencia a família socialista de todas as outras.
A falta de soluções e de uma política concertada de apoios aos idosos, é um constrangimento que pretendemos ultrapassar, com uma postura diferenciada no que se refere ao tratamento, acompanhamento e vigília desta classe social. Por isso, propomos a criação de centros de dia, apoio aos acamados e apoios complementares aos idosos mais carenciados.
A autarquia tem o dever de cuidar dos seus cidadãos, e essa responsabilidade é tão mais acrescida quando falamos dos mais desfavorecidos.
Estaremos na primeira linha a reivindicar que aquelas que são as propostas do governo sejam implementadas no nosso concelho. Felgueiras será a nossa camisola política!
No momento actual, tendo presente os indicadores demográficos e de poder de compra e tendo em consideração a dimensão do tecido empresarial do nosso concelho, urge introduzir uma nova orientação para as políticas autárquicas.
Nos últimos anos perdemos dignidade, perdemos prestígio, perdemos comércio, perdemos investimento. Todos os anos nos vamos apercebendo que temos uma economia local mais debilitada, fruto da falta de visão estratégica da actual presidente de câmara que, ao longo dos seus mandatos, não soube dotar o concelho de infra-estruturas capazes de atrair novos investimentos.
Em consequência, passámos de um concelho de pleno emprego e ainda empregador para terceiros, para um concelho com uma das maiores taxas de desemprego do Vale do Sousa. Este é um flagelo que não podemos ignorar, - é transversal às famílias felgueirenses. Assim sendo, tem de exigir de nós total dedicação e disponibilidade para atenuar o seu sofrimento.
A criação de emprego bem como a diversificação da sua oferta são duas bandeiras desta candidatura. Pretendemos pois oferecer um pacote de benefícios fiscais para as empresas que pretendam sediar-se e criar postos de trabalho em Felgueiras. Vamos criar condições para o acolhimento das empresas, a sua instalação, a facilitação do seu licenciamento, bem como a criação de vantagens fiscais autárquicas. Este conjunto de benefícios será extensível a todas as empresas existentes em Felgueiras.
À componente industrial, vamos associar investimentos de forma a promover e potenciar o Turismo, os produtos regionais e artesanais, através da realização de Feiras Temáticas, nomeadamente, designadamente com a recuperação da “FELMOSTRA”, de forma a divulgar a imagem de excelência e qualidade que outrora Felgueiras granjeou.
Tendo em conta que o Turismo exige muita qualificação, profissionalismo e uma grande articulação com o Ministério da Economia e Inovação, manteremos um diálogo permanente e profícuo para aproveitar e explorar os recursos naturais e paisagísticos do concelho. Seremos exigentes na reivindicação de novos equipamentos e investimentos catalizadores de uma nova realidade, encarada por todos como um factor de desenvolvimento nacional.
Felgueiras é o concelho mais jovem do Vale do Sousa e um dos mais jovens do país. Conscientes dessa realidade, das carências e da falta de oportunidade dos jovens, iremos apostar numa política autárquica de nova geração.
Nós não enganamos, a Casa das Torres será a Casa da Juventude. Connosco, vai ser uma realidade... Os Jovens da nossa terra vão ter um ponto de encontro, uma casa para o associativismo, para a ocupação dos seus tempos livres.
Apostamos num evento anual de grande envolvência e participação dos jovens felgueirenses nas diversas vertentes desportivas e culturais. O Mês do Desporto e da Cultura aglutinará as associações, escolas e instituições do concelho.
Vamos apostar inequivocamente no apoio à formação desportiva dos jovens e criar condições para a prática das diversas modalidades desportivas. O Estádio Dr. Machado de Matos voltará a ter a dignidade de sempre. As condições que este executivo destruiu serão restituídas, permitindo, assim, que neste estádio possam voltar a realizar-se jogos de futebol ao mais alto nível.
Em Felgueiras, faz falta um espaço de excelência para a organização de eventos que possibilite a visibilidade do concelho no país; para tal, promoveremos a construção de um Pavilhão Multiusos que responda na plenitude às solicitações e necessidades dos tempos modernos.
O conceito de tempos modernos engloba também aquela que é uma das grandes preocupações dos cidadãos - a qualidade de vida. Tal não se compadece com a falta de um urbanismo estruturado, moderno e funcional. O passado recente do urbanismo felgueirense revela aquela que foi a falta de planificação, visão estrutural e política respeitadora das exigências conducentes à melhoria das condições de vida da população residente.
Felgueiras é hoje uma cidade descaracterizada, assente num urbanismo desordenado e disfuncional, com uma arquitectura e estética duvidosa. O caos urbanístico é um ultraje à nossa matriz histórica e cultural.
Esta é uma cidade que tarda em afirmar-se.
Queremos recuperar o poder para dar uma nova orientação urbanística, baseada na qualidade e ajustável às necessidades dos felgueirenses.
Propomos criar novas centralidades, acrescentando novos espaços urbanos e concluir a variante à cidade.
Queremos uma cidade diferente, integradora e funcional para quem vive em Felgueiras, convidativa e acolhedora para quem nos visita. A mobilidade motora e de pessoas deve ser feita de forma distinta e em segurança. Resolver os problemas da falta de estacionamento, da circulação automóvel e das áreas para peões será também uma prioridade.
Em resposta a um dos maiores anseios da nossa população, que tem vindo a ser sucessivamente adiada, vamos, finalmente, construir o Parque da Cidade, - uma infra-estrutura indispensável para qualquer cidade que se quer e deseja moderna. Este será o local de excelência para a diversão, para o lazer e para o convívio. Moderno e integrador para todos os felgueirenses, com segurança e que respeite a nossa matriz histórica. Este projecto representa uma mais-valia para Felgueiras, para quem cá vive e um postal para quem nos visita. É nosso desejo enquadrá-lo e construí-lo numas das áreas disponíveis do centro da cidade.
Ambicionamos com este tipo de equipamento sensibilizar a população para as questões ambientais, às quais procuraremos afincadamente dar resposta, quer através de uma política educacional e de bons hábitos, bem como pela adopção de condições para a implementação de energias renováveis. Queremos uma nova Felgueiras, uma Felgueiras amiga do ambiente!
Este é um compromisso que teremos com a nossa população, com as instituições do concelho e com todos os eleitos democraticamente, em particular com as Juntas de Freguesia.
Somos por uma nova atitude de respeito por todas as Juntas de Freguesia. Denunciamos aqui a parcialidade, a chantagem, o desrespeito com que foram tratados os autarcas no passado recente. Somos por uma cultura de tolerância e abrangência democrática.
Somos por um concelho em que os investimentos municipais sejam bem repartidos entre todas as freguesias, onde as infra-estruturas, no que toca à distribuição de água, assim como ao saneamento, sejam concluídas. Os equipamentos sociais, culturais e recreativos serão concretizados, independentemente da cor partidária da Junta de Freguesia. Queremos um concelho capaz de manter uma rede viária municipal moderna, segura e funcional, de ligação às suas freguesias. Estaremos abertos ao diálogo e disponíveis para colaborar com todos os presidentes de junta e em todas as freguesias quando estiver em causa o bem comum.
Camaradas e Felgueirenses
Chegou a hora da mudança!
Temos uma luta eleitoral muito dura pela frente. Sei o que nos espera. Sei o que me espera. Sei como o adversário utiliza a desinformação. Sei que armas o adversário utiliza. Mas temos que mobilizar todas as sensibilidades, todas as pessoas do concelho que entendam que chega de conversa, de promessas, de palavras redundantes.
Felgueiras merece melhores protagonistas, mais capazes, mais intervenientes, mais reivindicativos e, essencialmente, que sejam interlocutores válidos e com feedback junto do poder central.
Todos somos poucos para pôr fim à propaganda, ao despesismo, ao culto de imagem e ao discurso egocêntrico que levaram Felgueiras ao estado lastimoso em que se encontra.
Vivemos num concelho em estado de sítio, blindado ao desenvolvimento e, quantas vezes, à própria democracia e liberdade. Talvez por isso, emocionadamente, vos lanço este repto: ajudai-nos com o vosso capital de confiança.
Sabemos ser capazes, competentes e merecedores de assumir essa responsabilidade. Responderemos com a garantia de serviço, trabalho e dedicação em prol da causa pública.
Esta é uma batalha que requer a participação e a mobilização de cada felgueirense. A cada um de nós compete ser portador desta mensagem: está na hora de restituir a confiança e o respeito a este concelho; está na hora da mudança. É preciso reflectir e não desperdiçar um único voto; votar noutras forças políticas que não seja o Partido Socialista será o mesmo que entregar os desígnios do nosso concelho àqueles que durante quatro anos, mais não fizeram que ser caixa de ressonância do poder instituído.
Vamos inverter a actual situação. Vamos terminar com o estado do marasmo, do erro e da incompetência.
Vamos ganhar Felgueiras.
Perante Novos Desafios, teremos Novas Soluções.
Viva o Partido Socialista!
Viva Felgueiras!