quinta-feira, junho 25, 2009

Teatro na Longra pela "EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa" | Vestígios arqueológicos de Sernande é tema de uma das peças

Clique na imagem para ver melhor

Realiza-se, este sábado – dia 27 de Junho -, pelas 21,30 horas, mais uma edição do IV Encontro de Teatro (2009) da Casa do Povo da Longra (CP Longra), na Sala de Espectáculos da associação, festival que, neste momento, ainda está na “fase de escolas”.
Desta vez a turma H do 5. Ano da Escola EB 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa, com a ajuda de turmas do 6.º Ano, vai representar a peça “A Nova Aldeia de Tlaco”, cuja adaptação e encenação pertence a Sílvia Ramalhosa Pinto. A dramatização, feita por João Antunes e Jorge Araújo, baseia-se no conto infantil “A Aldeia de Tlaco”, escrito a partir dos vestígios arqueológicos encontrados durante as escavações realizadas no monte da Cimalha, da freguesia de Sernande, aquando da construção da A11/IP9. Os vestígios aí recolhidos deram a conhecer a existência de um povoado, atribuído à Idade do Bronze, ou seja, datável de entre o III e o II milénio a.C. A área escavada revelou a existência de três núcleos: um habitacional, outro de armazenagem (silos) e um terceiro de enterramento (necrópole).
Após um intervalo, a turma J do 6.º Ano representará o trabalho produzido e encenado por Lúcia Faria “ Conhecer o Passado para Preparar o Futuro – Não Esquecer as Liberdade do 25 de Abril”. Esta dramatização foi encenada no dia 24 de Abril deste ano, no âmbito das comemorações do 35.º aniversário da Revolução dos Cravos na EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa.
Recorde-se que este Encontro de Teatro é promovido pela CP Longra e, pelo segundo ano consecutivo, organizada juntamente com a Escola Secundária de Felgueiras, com o “pésnalua.teatro” e com o Grupo da Paróquia da Pedreira, entre outras entidades.
O evento, que não conta com apoios oficiais, este ano, obteve patrocínios da Caixa Agrícola de Felgueiras e da Fábrica de Calçado Codizo, recebendo ainda a colaboração das Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.
Os bilhetes têm o módico preço de € 1 por pessoa ou € 2,5 por cada grupo familiar (pai, mãe e filhos).