terça-feira, maio 26, 2009

Abertura do IV Encontro de Teatro da Casa do Povo da Longra - Sexta-feira e Sábado

Clique na imagem para ver melhor

Cartaz com DR (13745 - SPA) - JCP
Proibida a reprodução sem a autorização prévia
do autor e das entidades organizadoras do evento

Vai realizar-se, na próxima sexta-feira e sábado (dias 29 e 30) – ambos os dias pelas 21,30 horas -, a abertura do IV Encontro de Teatro (2009) da Casa do Povo da Longra, iniciativa anualmente levada a efeito na Sala de Espectáculos daquela septuagenária associação.
Nesta abertura, serão representadas duas peças – uma em cada dia – por turmas de alunos do 10.º Ano da Escola Secundária de Felgueiras. Depois, a série de representações cénicas, com edições semanais e quinzenais, por parte de grupos de teatro convidados, prolongar-se-á até ao final do mês de Setembro.
A iniciativa é promovida pela referida associação e, pelo segundo ano consecutivo, organizada juntamente com a Escola Secundária de Felgueiras, com o “pésnalua.teatro” e com o Grupo da Paróquia da Pedreira, entre outras entidades. O evento, que não conta com apoios oficiais, este ano, obteve patrocínios da Caixa Agrícola de Felgueiras e da Fábrica de Calçado Codizo, recebendo ainda a colaboração das Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.
Poder-se-á dizer que, de ano para ano, o evento tem conhecido uma crescente adesão de grupos cénicos e de público, bem como com parcerias com escolas e outras entidades. Em 2008, a iniciativa congregou mais de 12 grupos e centenas de actores – desde companhias de teatro, grupos de escolas e de paróquias.
Assim, na abertura, vão actuar duas turmas da Escola Secundária de Felgueiras. Nesta sexta-feira, pelas 21,30 horas, com a peça "A Gata Borralheira", da autora brasileira Maria Clara Machado; será interpretada pela Turma P do 10. Ano da referida escola, estando a encenação a cargo do professor Élio Silva. No dia seguinte, à mesma hora, será levada à cena a peça "Maroquinhas Fru-Fru", da mesma autora e com encenação do referido professor, estando a interpretação a cargo da Turma 0 do mesmo ano escolar.
A organização definiu que, este ano, durante todo o Encontro de Teatro, em cada espectáculo, o custo de entrada é de apenas de 1 euro por pessoa ou 2,5 euros por cada grupo familiar (pai, mãe e filhos).