quinta-feira, maio 28, 2009

Obras de remodelação no Museu Amadeo de Souza Cardoso (Amarante)




Estão já a decorrer as obras de remodelação no Museu Amadeo de Souza Cardoso, segundo projecto do arquitecto Alcino Soutinho.
A intervenção tem como objectivo a criação de um novo espaço de exposições dotado de condições de apoio e de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. As obras resolvem, assim, lacunas existentes quanto ao seu acervo e cumprem a legislação aplicável a equipamentos públicos quanto à circulação interna entre os vários níveis e pisos do edifício e instalações sanitárias.
A empreitada inclui a reformulação do espaço em tempos ocupado pela Biblioteca Calouste Gulbenkian para nele se instalar uma sala de exposição permanente de Cerâmica. No átrio do acesso à Praça da República, será instalado um ascensor monta-cargas para comunicação entre os três pisos, destinado a pessoas e volumes, e a montagem de duas plataformas elevatórias para vencerem os desníveis do átrio principal e da sala de exposições temporárias. O gabinete junto a esta sala será transformado em instalações sanitárias para visitantes com espaço próprio para deficientes.
No seu conjunto, a obra consta das demolições necessárias, da construção de novas paredes e revestimentos, da substituição de caixilharias, da montagem dos equipamentos de elevação e de instalações eléctricas, de segurança e de aquecimento.
O custo da empreitada é de 167.096 mil euros, dos quais 55% têm comparticipação de fundos comunitários. A empresa responsável pelas obras é a Anorte – Construções e Engenharia Lda., devendo os trabalhos estar concluídos durante o mês de Agosto.