quinta-feira, junho 19, 2008

Movimento Salvar o Edifício da Câmara de Felgueiras | Primeira conferência de imprensa

Antecipadamente, desde já, endereço os meus respeitosos cumprimentos.
Na qualidade de 1.º subscritor do movimento cívico “Salvar o Edifício da Câmara de Felgueiras”, fundado há dias pelos cidadãos abaixo mencionados, venho convidar esse prestigiado Órgão de Informação para estar presente na primeira conferência de imprensa deste movimento, na próxima SEXTA-FEIRA, DIA 20, PELAS 19 HORAS, dada a gravidade da situação que actualmente se vive em Felgueiras.
Foi por decisão (infeliz) do Executivo da Câmara de Felgueiras proceder a uma desastrosa ampliação e profunda alteração do edifício dos Paços do Concelho, com 50 anos de existência, sendo este o verdadeiro ex-líbris da terra e um dos mais belos e singulares exemplares arquitectónicos da região. Estas obras, se não forem impedidas, irão descaracterizar e assassinar arquitectonicamente aquele monumento bem como a paisagem urbanística envolvente.
Como tal, urge uma tomada de posição dos felgueirenses, numa ampla acção de intervenção cívica, com mero espírito de cidadania, a favor do património púbico por excelência. É a hora de todos os felgueirenses, independentemente das opções ideológicas de cada um, darem as mãos para impedir que se cometa este autêntico crime de lesa-concelho.
Gostaria de referir e deixar bem claro que este movimento não tem qualquer conotação partidária e visa exclusivamente um único objectivo: não permitir a destruição dos Paços do Concelho. O movimento é composto por pessoas de várias sensibilidades políticas, independentes, intelectuais, médicos, empresários, funcionários públicos, operários, professores, sindicalistas, etc, etc… É, portanto, um movimento meramente cívico. Os membros fundadores são, entre outros: Francisco Cunha (médico), Júlio Antunes (metalúrgico), Rui Brochado (empregado de escritório), Santos Pinho (professor), José Carlos Pereira (escritor e jornalista), Manuel Teixeira (bancário), Paulo Ribeiro (empresário), Jorge Fonseca (empresário), Mário Pereira (topografo), Eduardo Teixeira (empresário), Luís Carlos Antunes (ourives), Teixeira Gomes (operário), Inácio Ribeiro (economista), Manuel Silvério (operário) e Cândido Gonçalves (professor).
Assim sendo, reitero o convite e os cumprimentos formulados.

O 1.º subscritor do movimento
“Salvar o Edifício da Câmara de Felgueiras”

(Francisco Cunha, Dr.)
Contactos: Telemóveis 967024470 e 918103632
E-mail: salvaredificiocamarafelgueiras@gmail.com