quinta-feira, julho 17, 2008

Convite

A organização das Comemorações do V Aniversário da Vila da Longra (Felgueiras) - levadas a efeito pela Casa do Povo local e pelas Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande -, tem a honra de propor a todas as famílias do concelho e de fora para possibilidade de passarem um serão de Verão muito agradável, no próximo sábado, dia 19, pelas 21,30 horas, na Sala de Espectáculos da Casa do Povo, em que a prestigiada banda Hyubris irá dar um magnífico concerto de música multifaceda, ou seja, de vários estilos. A entrada é livre.
Assim, e porque entendemos que há propósitos e estilos artístico-culturais alternativos (que não sejam a "pimbalhada" dominante), reiteramos o convite, deixando texto e cartaz alusivos.
Os cibernarnautas que que quiserem saber mais sobre esta banda, poderão consultar o blogue Jornal Vila da Longra (onde constam vídeos do grupo). O endereço é o seguinte:
http://jornalviladalongra.blogspot.com/
Deixamos também o endereço do site do grupo: http: http://www.hyubris.com/
A organização
Promete ser um grande espectáculo musical, de vários estilos, o concerto que a banda Hyubris vai dar no próximo sábado, pelas 21,30 horas, na Sala de Espectáculos da Casa do Povo da Longra, no âmbito das comemorações do quinto aniversário daquela vila, realizadas pela Casa do Povo local e as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande. A entrada para o espectáculo é livre.
Apesar de não ser popularmente conhecida, esta banda, com um público mais urbano, é reconhecida pela crítica pelos seus aspectos inovadores na música. Tem cantado muitas vezes nas FNAC's; já participou em programas televisivos, como, por exemplo, "Portugal no Coração". A multiplicidade de temas e estilos, em que, entre outras vertentes estéticas, a "música tradicional portuguesa se confunde com a céltica" – como refere Paulo Delgado, porta-voz do grupo –, permite que a banda realize um espectáculo de duas horas sem que este se mostre fastidioso ao público. "Somos um grupo de inspiração céltica, mas, modestamente digo, temos tido a capacidade de a misturar com as mais diversas experiências musicais do globo" – conclui o porta-voz.
A banda formou-se há 10 anos, com a designação "Lupakajojo", que eram as iniciais dos seus integrantes. Juntos, exploravam o heavy-metal. Em 2001 operaram uma mudança e continuaram a aventura, mas deram um novo nome à banda, ''Hyubris', que, traduzindo do Grego, quer dizer: "desafio aos deuses''. Com a integração de Filipa Mota na banda, como vocalista, surgiu a flauta na sonoridade do grupo, constituído por cinco elementos masculinos e um feminino.
Esta é a segunda vez que os Hyubris actuam na Longra. A primeira foi a 3 de Fevereiro do ano passado, aquando da homenagem nacional a Zeca Afonso, em que o grupo se destacou com a sua versão da "Canção de Embalar".