sexta-feira, agosto 10, 2007

Tudo para o Ciclismo! E nada para as associações desportivas da nossa Terra!

Artigo publicado no Jornal da Lixa, na sua edição de hoje
Eduardo Teixeira,
Deputado Municipal (PSD)

Que a vida política na nossa Terra vai de mal a pior, é um sentimento que cada vez mais alastra junto das populações do concelho, descontentes e deveras desiludidas com a sinistra política de marketing e imagem do movimento “Sempre Presente”, principalmente da sua dama tutelar, Fátima Felgueiras, que, com os seus meros peões (vereadores), está a levar o concelho para o mais baixo índice de desenvolvimento e qualidade de vida em relação aos concelhos do Norte do país.

O movimento “Sempre Presente” já não está interessado em governar a nossa Terra; aposta grandemente numa política de imagem, cujos gastos, exorbitantes que são, não correspondem às verdadeiras necessidades dos nossos habitantes. As festas, as festinhas e as festarolas, juntamente com os passeios e o foguetório, estão sempre na ordem do dia, somando, ultimanente, uma nova vertente populista, que é o Ciclismo, com altos patrocínios monetários (entendam-se, chorudos) por parte dos cofres da Câmara. Esta é uma política, sem dúvida, de imagem do movimento “Sempre Presente”, que visa única e simplesmente a promoção política pessoal daqueles que nos (des)governam.

Com efeito, será oportuno fazer aqui algumas perguntas:

1.º - Quanto custou à Câmara Municipal o alto patrocínio ao Grande Prémio das Nações de Ciclismo?

2.º – Qual o valor dos contratos celebrados com a empresa privada que organiza a Volta a Portugal em Bicicleta relativamente aos anos 2006 e 2007.

Por várias, vezes já desafiei a Câmara a tornar público o valor pago por estes patrocínios, mas, até à data, não foi respondido nem tornado público. Por que será?

Não tenho nada contra esta modalidade, que é o Ciclismo, embora seja o desporto a nível mundial onde reina maior polémica acerca de doping, chantagem, resultados forjados, falta de verdade desportiva, mentira, etc… Porém, não deixa de ser curioso que seja esta a modalidade preferida pelo movimento “Sempre Presente” e o Executivo municipal para apoiar e patrocinar. Curioso, não acham?

Esta realidade, vinda do alto político, esbarra com a realidade social do concelho a nível desportivo, cultural e sócio-recreativo. As associações desportivas e culturais do concelho estão moribundas, graças a uma política de desprezo a que o Executivo municipal as tem votado.
Vejam-se os casos mais flagrantes:


1.º - A destruição do relvado do Estádio Dr. Machado de Matos, onde, outrora, se realizaram provas nacionais e internacionais de futebol de grande relevo.


2.º - O não cumprimento, no ano passado, da palavra que tinha sido dada ao FC Lixa para execução de um contrato de publicidade nas camisolas, o que, se fosse cumprido, não teria posto o clube da Lixa em desespero quanto à sua sobrevivência.


3.º - A Câmara comprometeu-se, na época passada, e até anunciou publicamente várias vezes, que pagou as inscrições na AF Porto dos atletas amadores, dos escalões jovens do FC Lixa, do Clube Académico de Felgueiras, do Barrosas, Regilde, FCF-Felgueiras, quando, na verdade, até hoje, ainda nada pagou. Ou será que pagou a algum ou alguns clubes em especial? Seria importante saber-se a verdade.

"Qual será mais benéfico para o concelho? Apoiar as muitas centenas de jovens do nosso concelho a praticar desporto, desviando-os de perigos emitentes, ou “desperdiçar” os dinheiros da Câmara a patrocinar provas profissionais de Ciclismo, que montam o “circo” hoje e levantam amanhã, levando consigo dezenas de milhares de euros dos cofres do município?"

Para finalizar, qual será mais benéfico para o concelho? Apoiar as muitas centenas de jovens do nosso concelho a praticar desporto, desviando-os de perigos emitentes, ou “desperdiçar” os dinheiros da Câmara a patrocinar provas profissionais de Ciclismo, que montam o “circo” hoje e levantam amanhã, levando consigo dezenas de milhares de euros dos cofres do município, alimentado pelos nossos contributos. Não será isto uma vaidade saloia, a de pretender, de forma megalómana, realizar grandes eventos, pagos a preço de ouro, e ter os nossos jovens a praticar desporto utilizando terrenos pelados, balneários em contentores degradados (tipo terceiro-mundistas) e sem qualquer tipo de apoio?

Infelizmente, é esta a nossa triste sina, enquanto formos (des)governados pela actual maioria política na autarquia. É altura de todos nós fazermos uma retrospectiva destes péssimos dois anos de governação “Sempre Presente”. O slogan do marketing político do “Sempre Presente” é “Felgueiras, terra com futuro” – concordo, nada mais verdadeiro. Só que, na verdade, com esta política desastrosa e com estes actores políticos desvairados, o nosso “futuro” será de bandeiras negras defraudadas ao vento. A História, um dia, há-de dar razão àqueles que neste concelho têm a coragem, a frontalidade, sem cobardias, de levantar a voz contra o Absolutismo instalado.

Nota do Editor do Diário de Felgueiras:

Os artigos publicados neste blogue ou nele reproduzidos de outras publicações são da responsabilidade dos seus autores, não reflectindo as opiniões neles expressas obrigatoriamente a opinião da nossa linha editorial