quarta-feira, março 14, 2007

Menino de 11 anos morre atropelado por um camião

Fotos:
Todos os direitos reservados
Bruno Micael tinha 11 anos de idade



Familiares choram a morte de Bruno no local do acidente


Tias maternas de Bruno marcadas pelo choque da notícia




Uma criança, de 11 anos, morreu, ontem, pelas 9.50 horas, bem perto da casa dos pais, no Lugar da Devesinha, freguesia de Lagares, em Felgueiras. O rapaz terá embatido num camião TIR que circulava na EN 101-2, muito movimentada, que liga Felgueiras a Vizela.



A tragédia deu-se poucos metros após uma curva. As causas parece prenderem-se com o facto de a bicicleta que a criança conduzia, em cima do passeio, ter virado para o lado da estrada no preciso momento em que o camião passava. O rapaz terá batido fortemente com o rosto na parte traseira do veículo.



Bruno Micael Martins Sampaio, que andava no 5.º ano de escolaridade e que ontem de manhã não tinha aulas, não se contentou com o jardim da casa dos pais, frondoso de palmeiras, para passar aquele tempo de lazer. Decidiu sair do jardim para dar uma pequena volta de bicicleta no passeio, já que em plena via é impossível fazê-lo, dado o grande movimento.



Tias angustiadas



Deolinda Freitas, funcionária do café que fica quase em frente ao local do acidente, ouvida de tarde pelo JN, afirmou "Não assisti à tragédia, quem viu foi um senhor, mas desloquei-me imediatamente e fui eu quem chamou os bombeiros. A criança morreu no local". E prosseguiu: "A criança não foi atropelada, ou seja, não houve embate na frente do camião".

A funcionária do café, ao ver entrar quatro tias da criança, da parte da mãe, encaminhou-nos para as senhoras. A angústia estava estampada naquelas quatro mulheres, humildes operárias, irmãs de Isabel - a mãe do Bruno.



Declive acentuado



É que é já a segunda vez que o infortúnio bate à porta de Agostinho e de Isabel (ele, operário fabril; ela, desempregada). Há cinco anos, um irmão do Bruno morreu afogado. Dos quatro manos, ficam, agora, dois um mais novo, de 8 anos, e outro, com mais de 20, que está a viver em França.



Fátima, uma das quatro tias presentes no café, procurou dar-nos uma explicação exacta do sucedido "Aquilo que nos foi informado é que o Bruno ia na bicicleta em cima do passeio e que, de repente, a bicicleta virou para a estrada, que a correia terá saltado fora. A criança lá bateu com a cara e, como o camião é comprido, se calhar, o motorista nem sequer terá dado logo conta do sucedido".

Um outro sinal: na parte do passeio onde a criança caiu há um declive acentuado, que liga a uma garagem de uma residência.



Segundo uma fonte dos bombeiros, o cadáver foi levantado do local depois da intervenção do INEM e do delegado de Saúde e encontra-se no Instituto de Medicina Legal de Guimarães, para autópsia, pelo que, à hora do fecho da nossa edição, ainda não estava marcada nem a hora nem o local do funeral.


JN, 14 Março 2007 (clique aqui)