quinta-feira, novembro 23, 2006

PCP: Prémio Até Amanhã Camaradas - o Vaz é um camarada fiel

Prosa livre




Ao penúltimo classificado (5.º lugar), com nota negativa, atribuímos o “PRÉMIO ATÉ AMANHÃ CAMARADAS – O VAZ É UM CAMARADA FIEL”.


O PCP/Felgueiras está ainda pior que os PC’s dos antigos países de Leste depois da hecatombe ideológica.


Num concelho com enraizada tradição operária e sindical, os comunistas locais deram-se ao luxo de terem dado cabo da estrutura local, o que é uma grande pena, porque o PC - o mais antigo partido português -, é sempre indispensável à democracia.


Imagine-se: a responsabilidade da estrutura partidária de Felgueiras está confiada ao coordenador do partido Manuel Rodrigues, designado pela DORP (Distrital do Porto) e residente em Rio Tinto, porque os militantes locais andam sempre às turras! Mas têm um bem: quando toca a sirene para a campanha eleitoral lá vão aparecendo alguns (pouquinhos), para darem o corpo ao manifesto. E, como se sabe, um só comunista é capaz de trabalhar mais do que 10 de outro partido qualquer.


O facto de ser um funcionário a comandar a estrutura local do PCP lembrou-nos a personagem principal do “Até Amanhã, Camaradas!”, de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal). Chama-se Vaz; era o funcionário do partido responsável pela ligação dos camaradas pelo país fora. Mas isso era nos anos 30 do outro século, numa altura em que o partido estava a nascer; agora está em declínio.


É uma grande diferença!