quarta-feira, novembro 08, 2006

Correio dos leitores - ainda os "Ecos da Confraria"

Caro editor do Diário de Felgueiras:




Reportando-me ao post intitulado “Ecos da Confraria”, assinado por Marco Geodésico, e que se refere à Assembleia-Geral da Confraria de Santa Quitéria realizada no passado domingo, reconheço que o texto está num estilo literário magnífico, goste-se, ou não, do editor. Na minha opinião, relata, mais ou menos, por inteiro o que se passou na dita assembleia. Reconheço isso, apesar de me ter apelidado de “atleta esgrouviado”, termo que não me ofende porque se insere no contexto humorístico da referida prosa, que é um mimo glosá-la. Aliás, até fiquei radiante e agradeço o gesto de terem feito referência à minha intervenção bíblica.


No entanto, peço-lhe (a si, caro editor) que documente integralmente o meu discurso no que toca à parte profética. Com isto, não quero dizer que o vosso texto esteja a fugir à verdade completa ou que desvirtue o discurso que fiz. Como o autor da peça, Marco Geodésico, se encontrava longe de mim na sala, não terá ouvido bem toda a intervenção. Modéstia à parte, o que eu disse merece ser referido com mais ênfase nesse blogue. Não o digo isto para me gabar, por vaidade, mas para que os vossos leitores saboreiam aquela mensagem da Bíblia, tão verdadeira e profética. Todos os dias faço um estudo sobre Sagrada Escritura.

A citação que fiz, na assembleia da confraria, não é de São Lucas, mas de São Marcos (Capítulo 12, Versículos de 38 a 40), que abaixo passarei a citar. Esta passagem faz parte da leitura para as missas do próximo domingo, quiça oportuna:

Foi a seguinte a passagem da Bíblia que citei:

“Acautelai-vos dos escribas que gostam de andar com vestes compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas e de sentar-se nas filas da frente. Estes terão um castigo mais severo”.


Agradecendo a eventual publicação desta missiva, endereço-lhe os meus mais respeitosos cumprimentos.

José Lemos - Margaride (Irmão da Confraria de Santa Quitéria)