quinta-feira, novembro 23, 2006

BE: Prémio Teixeira Gomes - cuidado com o Mao!

Prosa livre

">" border="0" alt="" />




Ao terceiro classificado atribuímos o “PRÉMIO TEIXEIRA GOMES – CUIDADO COM O MAO!”



Apesar de não haver no Bloco de Esquerda líderes, propriamente ditos, nas estruturas do partido (baseiam-se em órgãos colegiais), Santos Pinho não deixa de ser o rosto do BE/Felgueiras, com um trabalho muito positivo, ao conseguir uma sede e ter contribuído para a composição do Secretariado local. Não fazia sentido que a sede funcionasse na casa de um camarada, como chegou a acontecer, situação que condicionava a acção e a independência dos outros militantes.


O BE, depois da sua pré-fundação, conheceu a saída de algumas pessoas que estiveram na origem do núcleo. Uma delas foi Teixeira Gomes, que, já em 2001, encabeçou a única lista do partido no concelho, à Junta de Regilde. Segundo apurou o DF, Teixeira Gomes, que já fora militante do PCP, está a pensar em fundar em Felgueiras um núcleo do PCTP/MRPP, liderado por Garcia Pereira, que, referimos apenas por curiosidade, já foi advogado de um dos acusadores do “saco azul”.


Sem estar em causa a nossa independência política, poder-se-á perguntar: como é que uma pessoa pode transferir-se de um partido radicalmente contrário à ideologia e ao rigor doutrinário do partido que defendia há um ano atrás? Saltar, assim imediatamente, para um partido, maoísta, que defende a ditadura do proletariado nos seus estatutos, é bastante estranho. Como se sabe, o BE, que tem origem em pessoas vindas da UDP, PSR (mais neste, que era de cariz trotskista), da Política XXI, do PCR, gente do PS e do PCP, de grupos anarquistas, de cristãos progressistas e de outros movimentos, foi criado após uma reformulação de ideias, adaptadas ao mundo de hoje e à actual democracia.


Estará o MRPP disposto a tal papel? Ou estas coisas acontecem apenas nos partidos “burgueses”?