sábado, outubro 14, 2006

PS avalia um ano de mandato "Sempre Presente"

Desempenho da maioria no executivo municipal no primeiro ano de governação?
É difícil fazer uma apreciação acerca do desempenho deste executivo, pela simples razão que neste primeiro ano, tal não existiu. Este executivo tem passado ao lado de todos os problemas concelhios, gerindo o concelho com base na despesa corrente. Não existe, por exemplo, uma política para a Juventude. Onde estão os apoios às diversas instituições desportivas do concelho (com excepção da criação de um novo clube o FCF - Felgueiras )... na tentativa de acabar ou no mínimo prejudicar o Clube já existente o Clube Académico de Felgueiras.

Temos um concelho com uma média de desemprego superior à média nacional... Onde está o poder reivindicativo deste executivo junto das instâncias de poder? Que atitudes se estão a tomar para a revitalização do tecido empresarial concelhio, sabendo das dificuldades que os sectores tradicionais da indústria atravessam? Que alternativas para a monoindustria – nascerão do famigerado Parque Tecnológico do Tâmega?

Qual a razão de se terem criado empresas publicas, sociedades anónimas, delapidando o património do município, entregando-o a privados que só visam o lucro e não o bem estar dos felgueirenses. Quais são as necessidades e os interesses subjacentes à feitura destas sociedades.
Estes são temas da actualidade deste primeiro ano de amorfismo e inacção por incompetência pura deste executivo, com o argumento de este ser um “ano de reequilibrio financeiro”.

No entanto, no plano da propaganda, do folclore e do foguetório, realizou-se e investiu-se muito dinheiro, vejamos quanto se gastou com a Feira de Maio, as Festas de S. Pedro, a volta a Portugal em bicicleta, a Confraria do Vinho Verde..., tudo para alimentar uma política de “show off” e de culto de imagem da actual presidente da Câmara. Só se compreende tudo isto como cumprimento de uma das 17 razões fundamentais da Candidatura da actual Presidente da Câmara (Quero fazer de Felgueiras um palco de eventos).

Vivemos, para infortúnio da nossa população, um período de populismo sem qualquer retorno para a qualidade de vida dos Felgueirenses.


Felgueiras está completamente parado, senão vejamos:

  1. A rectificação e beneficiação da Estrada Municipal que liga S, Jorge de Várzea a Aião, obra iniciada no anterior mandato, está parada.
  2. A zona desportiva municipal, onde está o arrelvamento do campo de jogos, a bancada e a pista de atletismo? Onde está o valor da derrama, aprovado para estes fins no ano de 2005? Porque não se fez? O projecto já existia.
  3. Piscina de Barrosas – o que é feito desta obra já lançada a concurso e nunca mais iniciada?
  4. O campo de jogos do Regilde? Que é feito dessa promessa? Terreno e projecto já existiam...
  5. O Parque da Longra, onde está?
  6. O arruamento das Idanhas a Padroso o que é feito dele? Onde está o valor da derrama lançada para este fim em 2004?
  7. Com o baixo índice de rede de saneamento em Felgueiras, não se vê nenhuma vala aberta para saneamento...Como é possível? Será que Felgueiras é diferente de outros municípios?
  8. A beneficiação do Parque Escolar, quando é que se inicia, será que o dinheiro da derrama, recentemente aprovada para o efeito, vai ser desviado para outros fins, tal como foram o de outras derramas...


No entanto, o encerramento de diversas unidades industriais, a falta de ocupação e de uma política para a juventude, o flagelo da droga, a falta de um plano de segurança, o desemprego, a falta de qualidade de vida, de que saliento os baixos índices de saneamento, são algumas das grandes preocupações que, na minha perspectiva, atormentam constantemente, e de uma maneira geral, as gentes da nossa terra, estas sem qualquer resposta séria por parte deste executivo.