sexta-feira, outubro 13, 2006

Balanço sobre o primeiro ano de mandato

Depoimento

"Não tem sido fácil vencer a difícil situação

financeira da Câmara resultante de um conjunto

de circunstâncias a que ninguém é alheio."


Texto e foto do "Expresso de Felgueiras"


"Reassumi há um ano a presidência da Câmara Municipal de Felgueiras num clima de grande esperança e confiança. Inconformada com as adversidades lançadas sobre Felgueiras, estava como estou, firmemente determinada a vencê-las. Pede-me o seu jornal um breve balanço deste primeiro ano. Não sendo fácil sintetizar o resultado do trabalho entusiasmado que colectivamente e de forma bem visível temos em curso, vou focalizar de relance o que julgo mais significativo:


Ultrapassamos os embaraços que colocavam em risco a ligação do IC25 a Felgueiras – fazendo lançar e aprovar um novo estudo de Impacto Ambiental – em Abril próximo arrancam as obras que vão ligar a Longra à EN 101 (junto à casa do Diabo) e daí a Cabeça de Porca (variante à EN 207). Vamos ficar de vez no centro das grandes acessibilidades como é decisivamente importante para a economia concelhia.


Viabilizamos condições para a efectiva concretização da Zona Empresarial de Várzea – o grande centro de negócios, através do qual se vai gerar muito emprego e riqueza. Conjuntamente com a variante à EN 101 – a cidade de Felgueiras amplia-se ganhando novas confrontações. Várzea é, também e cada vez mais, uma nova centralidade na cidade de Felgueiras.


Com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras conseguimos resolver os embaraços que obstavam à compra dos terrenos do Curral para a construção de raiz das instalações, imprescindíveis à consolidação da autonomia da Escola. No âmbito da formação e valorização dos recursos humanos esta escola de ensino superior público é extremamente importante para o desenvolvimento de Felgueiras e foi uma mais valia regional que apostamos em ver perfeitamente consolidada. Sem dúvida que também o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) que conseguimos fazer aprovar através da Escola Profissional se vai constituir um importante instrumento de valorização de muitos dos nossos agentes profissionais que vão poder obter certificações académicas e profissionais com mais facilidade. E como são cada vez mais importantes num mundo global tão competitivo!~


Priorizamos a elaboração de projectos cujas obras vamos empenhar-nos em concretizar conforme nos comprometemos.


Concluímos e temos em curso inúmeras obras, das quais destaco o Largo da Feira da Lixa, a Avenida Dr. Machado de Matos, a ampliação da Villa Romana de Sendim, a requalificação do adro do Mosteiro de Pombeiro, a extensão e ligação do sistema de saneamento em Várzea (Boavista), a beneficiação e pavimentação de inúmeros arruamentos (EM 564, Rua das Cavadas/V120, CM 1161, Vila Fria/Pombeiro, ligação do lugar das Maias ao cruzeiro de Airães) a extensão de saúde de Jugueiros (a de Macieira da Lixa e de Barrosas vão iniciar-se dentro de dias), inúmeras reparações/ampliações no parque escolar.


Promovemos em diversas parcerias acções de animação cultural, desportiva e social de enorme impacto e relevante importância para o relançamento de Felgueiras como Terra com Futuro – destaco a criação da Confraria do Vinho de Felgueiras, a Feira de Maio, as Festas Concelhias do S. Pedro e a participação na Volta a Portugal em Bicicleta.


Promovemos um sem número de acções e iniciativas através dos equipamentos culturais e desportivos municipais, nomeadamente as bibliotecas, teatro, pavilhões e piscinas e fomos palco de campeonatos nacionais e internacionais.


Aderimos às "Águas do Ave" através do qual já estão a ser assumidas obras de recuperação das ETAR’s existentes e a instalação de uma ETAR compacta na Longra até a construção das novas ETAR’s que farão a cobertura de todo o concelho. Em 2010 teremos definitivamente resolvida a problemática do saneamento, assim saibamos viabilizar condições para a correspondente rede em baixa. Estamos a preparar-nos para num compromisso colectivo garantirmos a resolução definitiva do saneamento.


Criamos a EMAFEL – Empresa Pública Municipal que estamos a desenvolver para assegurar o tratamento e encaminhamento dos resíduos do calçado e outros serviços neste domínio dos lixos.
Reorganizámos serviços, evoluindo na informatização e rentabilização de recursos.


Não tem sido fácil vencer a difícil situação financeira da Câmara resultante de um conjunto de circunstâncias a que ninguém é alheio: não se conseguiram aprovar financiamentos ou comparticipações para obras que mesmo assim foram lançadas e é preciso pagar. Esgotaram-se as comparticipações do QCA (Quadro Comunitário de Apoio). O anunciado QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) ainda não entrou em vigor. Assumiram-se encargos sem correspondentes receitas para os saldar. As receitas municipais diminuíram significativamente.


Estava como estou, consciente das dificuldades mas firmemente determinada a vencê-las. Temos perfeita consciência de que os tempos que aí vêm continuarão a ser difíceis, mas também temos a certeza de que todos os eleitos responsáveis partilham a nossa vontade de realização.


À parte das naturais pequenas guerrilhas com que alguns poucos teimam em entreter-se, sabemos que já estamos num tempo novo, de confiança e de esperança e todos sabem que podem contar connosco".