sexta-feira, agosto 25, 2006

Homenagem ao Mestre Firmino da Costa Leite

Foto de JCP com direitos reservados

A Câmara Municipal vai homenagear, amanhã, pelas 15,30 horas, e a título póstumo, através de uma exposição na Biblioteca Municipal, um inventor felgueirense, falecido há um ano e meio, que, se fosse vivo, completaria 98 anos.

Trata-se de Firmino da Costa Leite, que era nosso amigo pessoal. Tendo emigrado para o Brasil aos 14 anos, regressou a Felgueiras dez anos mais tarde. Durante esse tempo, no outro lado do Atlântico, foi adquirindo conhecimentos e experiência no ramo da metalomecânica, em escolas técnicas e em grandes empresas, numa altura em que Portugal vivia o período conturbado da I República e em que o sector da metalomecânica se encontrava numa fase rudimentar. Nunca se tendo licenciado em Engenharia, a Firmino da Costa Leite era-lhe reconhecida grande capacidade técnica e até para inovar. Regressado a Felgueiras, ingressou na mítica Metalúrgica da Longra, onde Firmino viria a inventar a primeira mesa cirúrgica do país. Nos últimos vinte anos da sua vida, Firmino dedicava o seu tempo à feitura de trabalhos manuais e pinturas. Algumas delas poderão ser vistas na exposição, a par dos recortes de jornais que referem a sua vida de autodidacta.
"A Gazeta de Felgueiras", em 1993, e o "Jornal de Notícias", em 2004, dedicaram-lhe grande espaço sobre a vida e a obra deste verdadeiro mestre.