sábado, julho 30, 2005

Carta de um leitor

Quero dar-vos os parabéns, sinceros, pelo excelente Blog que publicam. São vários os motivos para vos congratular: é um blog verdadeiramente notícioso, com novidades e temáticas de interesse geral; sem dúvida claro, sintético e objectivo - não estando ausente uma opinião formada, concretizada e esclarecida; por último, abrangente e credível.
Por estas razões, que me parecem verdadeiras, o meu reconhecimento e admiração como "blogleitor" ou tão só leitor - através do passa palavra de um amigo meu. Só recentemente tive acesso a blogs de Felgueiras. Li! Mas nesta missiva electrónica de cariz tão positivo, nem me vou permitir tecer comentários sobre tal. Apenas um aspecto posso salientar, em termos de comparação, a frontalidade da identidade contra a mediocridade do anonimato Se permitem um conselho de quem não sabe mais, nem faz melhor: obedeçam sempre a esse critério que vos motivou a fundar e editar o blog, a verdade e o rigor, independentemente de marés, e principalmente de marinheiros.
Um abraço,
MG (leitor identificado)
NOTA DA REDACÇÃO:
Prezado leitor
Registamos as suas palavras de apreço e de incentivo. Ficamos felizes por saber que o DIÁRIO DE FELGUEIRAS tem tido uma boa aceitação na sociedade felgueirense. Todos podemos ter um papel importante na edificação deste concelho, que tem sido notícia no país pelas piores razões.
Há dias, numa conferência vicentina, um catedrático da Universidade Católica, disse, com base em estudos, que os concelhos de Felgueiras, Celorico de Basto e Baião são a “mancha negra do país, em termos culturais”, ou seja, que o índice cultural desta zona é pouco mais de 40% em relação à realidade nacional.
Ora, sem cultura não há desenvolvimento, progresso social nem sequer autêntica democracia. Sem espírito crítico civilizado e responsável o debate e a concertação transfiguram-se em autoritarismo. Infelizmente, nem todos têm o sentido da utopia para ajudar a vivificar valores solidários. Com este projecto, não reivindicamos para nós qualquer atitude professoral ou doutrinária, mas apenas participação cívica na “polis” (cidade).
Como dizia o poeta, “a utopia é realizável”. Esta utopia, podendo ser de algum lirismo romântico, não é, certamente, uma onírica ou caprichosa vontade.
Foi por mera coincidência que este blog nasceu em plena pré-campanha eleitoral para as autárquicas. Não houve intenção nisso. Para nós, as ideias e os projectos não devem ser debatidos em vésperas de eleições, porque a verdadeira democracia exige a participação diária dos cidadãos.
Assim sendo, fazemos intenção, dentro das forças que nos forem possíveis, actualizar diariamente este DIÁRIO e esperamos mantê-lo por muito tempo. As portas estão abertas para quem quiser colaborar com informações, para tratamento noticioso, e com artigos de opinião.
O convite fica feito. Vários leitores já se propuseram a enviar-nos artigos de opinião por si assinados. Quem tiver alguma disponibilidade, pode escrever sobre o que lhe aprouver. Basta juntar uma foto tipo passe.