segunda-feira, dezembro 17, 2012

Livro: Althum reedita "tesouro" de 1949

3.ª Edição - Bichos, Bichinhos e Bicharocos
Francine Benoit , Júlio Pomar, Sidónio Muralha



Num maravilhoso jardim vivem vários bichinhos e bicharocos...

Num maravilhoso jardim vivem vários bichinhos e bicharocos. Mas, não são os insectos normais, são insectos que vivem os mesmos problemas, alegrias e desgostos dos seres humanos. Com estes animais os meninos do pré-escolar podem aprender a relacionar-se com os seus amigos, a resolver alguns pequenos problemas e a viver com mais optimismo.



Com CD de canções pelo Coro Infantil dos Jardins-Escolas João de Deus

Esta é uma reedição muito especial: vamos ouvir pela primeira vez as três canções escritas pela musicóloga Francine Benoit sobre os poemas de Sidónio Muralha, mais de sessenta anos depois de impressas em papel. Para esta 3.ª edição em cuidado fac-símile da obra original, foram gravadas em CD por um coro com mais de 140 crianças dos Jardins-Escolas João de Deus em Lisboa (Estrela, Alvalade e Olivais). Uma estreia absoluta.
Razão de sobra para redescobrirmos, e darmos a descobrir aos mais novos, este extraordinário pequeno livro que fez parte da infância de muitos de nós. Os deliciosos poemas de Sidónio Muralha, musicados por Francine Benoit, deram também o mote a Júlio Pomar para, então com 23 anos, criar dezenas de ilustrações inesquecíveis: os macacos com o espelho em cacos, os grilos grilões, o papagaio que faz banzé, o sapo sapinho doutor…

«Nada sei da história deste livro, que tem mais ou menos a minha idade. Sei apenas que é um livro maravilhoso, escrito a seis mãos sobre oito bichos e uma estrelinha, que é uma espécie de bichinho no céu, porque tem, assim me ensinaram, luz própria e cintilante. […] Se os poemas são de uma imaginação mágica, a verdade é que são também as ilustrações de Júlio Pomar que tornam este livro único e precioso e que justificam plenamente esta ressurreição editorial.»

Do prefácio de João Lobo Antunes para a 2.ª edição, 2010


A presente edição fac-similada volta a respeitar rigorosamente a 1.ª edição de 1949 [Lisboa: sem menção da editora: Tipografia Garcia & Carvalho, 1949], sendo impressa em papel especial e cores directas conforme o original.

Editora: Althum 
Ano de edição: 2012
Formato: 17x23
Encadernação: Capa mole com CD e Sobrecapa impressa em papel vegetal, 3.ª Edição
Páginas: 64 a 7 cores especiais
Classificação: Pequenos Tesouros