No próximo dia 10 de Novembro, pelas 16 horas, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, 71, no Porto, o livro Miguel Sarapintas e o pinto de três patas,
Trata-se de uma obra infanto-juvenil, editada pela Lugar da Palavra, da autoria de José Carlos Pereira e com ilustrações de Aurélio Mesquita, cuja narrativa é feita em duas versões distintas (géneros literários) – em prosa e em poesia.
A apresentação estará a cargo de Maria de Lourdes Ferreira, coordenadora TEIP do ensino básico.
Hortênsia Calçada, Procuradora Geral Adjunta do MP – Tribunal da Relação do Porto, abordará a temática subjacente do livro: o bubllying (violência escolar).
O Coro dos Pais do Conservatório de Música do Porto abrilhantará, musicalmente, a sessão cultural.
O evento conta com o apoio da Porto Cultura e da Câmara Municipal do Porto.
NOTA DA UNIVERSIDADE ABERTA
A Universidade Aberta, através da sua delegação no Norte, quis associar-se à divulgação da sessão de lançamento, apoiando a obra.
Donzília Manuela Pinto, responsável daquela delegação, refere, em nota informativa: “Trata-se de uma obra infanto-juvenil que associa à análise da problemática da discriminação na escola a sua vivência quotidiana e equaciona, a partir da história de um aluno vítima de discriminação, instrumentos para com ela lidar”.
O CONTO
Será que Miguel Sarapintas viu mesmo um pinto de três patas? Ou estará a mentir para tentar conseguir captar a atenção dos colegas, na escola, que não o tratam muito bem?...
Saiba tudo nesta bela história (em prosa e em verso) de José Carlos Pereira, que aborda a temática do bullying e do direito à diferença.
O AUTOR
José Carlos Pereira é natural de Felgueiras e nasceu no ano de 1962. É funcionário da Câmara Municipal daquele concelho e tem desenvolvido parte da sua intensa actividade cultural junto de escolas e associações ou como animador de tertúlias-concertos, concursos literários e exposições. É membro fundador (e activo) de várias agremiações culturais, incluindo a Associação José Afonso.
Licenciado em Português-História, pela Universidade Aberta, foi, ao longo de vários anos (1993-2010), jornalista do Jornal de Notícias. Foi colaborador regular de O Jogo e de um conjunto alargado de jornais regionais, onde coordenou, designadamente, suplementos culturais e de crítica literária. Foi ainda realizador e apresentador de programas na Rádio Felgueiras.
Além de Vertentes da Mesma Luz, livro de poesia publicado em 1992, integra várias colectâneas poéticas.