sexta-feira, novembro 09, 2012

Amanhã, sábado, dia 10, no Porto...


NO PORTO

10 de Novembro de 2012 (sábado), 16 horas
Palacete dos Viscondes de Balsemão,
Praça Carlos Alberto




No próximo dia 10 de Novembro, pelas 16 horas, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, 71, no Porto, o livro Miguel Sarapintas e o pinto de três patas
Trata-se de uma obra infanto-juvenil, editada pela Lugar da Palavra, da autoria de José Carlos Pereira e com ilustrações de Aurélio Mesquita, cuja narrativa é feita em duas versões distintas (géneros literários) – em prosa e em poesia.

A apresentação estará a cargo de Maria de Lourdes Ferreira, coordenadora TEIP do ensino básico.
Hortênsia Calçada, Procuradora Geral Adjunta do MP – Tribunal da Relação do Porto, abordará a temática subjacente do livro: o bubllying (violência escolar).
O Coro dos Pais do Conservatório de Música do Porto abrilhantará, musicalmente, a sessão cultural.
O evento conta com o apoio da Porto Cultura e da Câmara Municipal do Porto.


NOTA DA UNIVERSIDADE ABERTA

A Universidade Aberta, através da sua delegação no Norte, quis associar-se à divulgação da sessão de lançamento, apoiando a obra.
Donzília Manuela Pinto, responsável daquela delegação, refere, em nota informativa: “Trata-se de uma obra infanto-juvenil que associa à análise da problemática da discriminação na escola a sua vivência quotidiana e equaciona, a partir da história de um aluno vítima de discriminação, instrumentos para com ela lidar”.


O CONTO

Será que Miguel Sarapintas viu mesmo um pinto de três patas? Ou estará a mentir para tentar conseguir captar a atenção dos colegas, na escola, que não o tratam muito bem?...
Saiba tudo nesta bela história (em prosa e em verso) de José Carlos Pereira, que aborda a temática do bullying e do direito à diferença.

O AUTOR

José Carlos Pereira é natural de Felgueiras e nasceu no ano de 1962. É funcionário da Câmara Municipal daquele concelho e tem desenvolvido parte da sua intensa actividade cultural junto de escolas e associações ou como animador de tertúlias-concertos, concursos literários e exposições. É membro fundador (e activo) de várias agremiações culturais, incluindo a Associação José Afonso.
Licenciado em Português-História, pela Universidade Aberta, foi, ao longo de vários anos (1993-2010), jornalista do Jornal de Notícias. Foi colaborador regular de O Jogo e de um conjunto alargado de jornais regionais, onde coordenou, designadamente, suplementos culturais e de crítica literária. Foi ainda realizador e apresentador de programas na Rádio Felgueiras.
Além de Vertentes da Mesma Luz, livro de poesia publicado em 1992, integra várias colectâneas poéticas.