quarta-feira, junho 13, 2012

Tertúlia-sarau no Mosteiro de Pombeiro (Felgueiras) sobre o Barroco


Alunas do ISCEF em parceria com as Tertúlias Itinerantes

Vai realizar-se uma tertúlia-sarau sobre o Barroco, no que refere a todas as suas variantes e expressões artísticas, no próximo dia 22, sexta-feira, pelas 21 horas, na igreja do Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, cuja iniciativa, denominada “Incidências do Barroco no Mosteiro de Pombeiro”, conta com a parceria de colaboração das já conhecidas “Tertúlias Itinerantes” e é promovida, para efeitos de avaliação escolar, por três alunas finalistas do curso  Inglês-Espanhol do ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras –, Andrea Costa, Sylvie Mota e Isabel Costa.
No evento, que será apresentado e moderado pelo jornalista Pedro Alves, são convidados para falar José Carlos Pereira (escritor), sobre a literatura portuguesa do período barroco; José Manuel Varela (arqueólogo) e Elsa Silva (técnica de História da Arte da Rota do Românico), sobre os aspectos artísticos e arqueológicos do Barroco no Mosteiro de Pombeiro; José Moura (professor e compositor), sobre a música barroca e atração da mesma sobre os jovens. O acto cultural, que estará aberto a toda a gente, terá um momento de tertúlia dos presentes interessados, depois da recitação de poemas pelas alunas e por Julian Diaz (professor do ISCE).
A abrilhantar o acontecimento cultural haverá quatro intervenções de músicos (cravo, flauta e violinos) pelo Conservatório de Música de Felgueiras.  Seguir-se-á, por fim, um breve momento de convívio.
Esta iniciativa conta com o apoio de várias entidades, entre as quais a Escola Profissional de Felgueiras, a Rota do Românico, a Paróquia e Junta de Pombeiro, vários órgãos de comunicação social e o Conservatório de Música de Felgueiras. iniciativa, denominmada mexicano Julian Diaz (professor do ISCEF)., em Felgueiras, cuja iniciativa, denominmada barroco; Jo período barroco; Jose a literatura portuguesa do perde Pombeiro, em Felgueiras, cuja iniciativa, denominmada