sábado, junho 16, 2012

Pelos Santos!


Anabela Melão
Jurista


Semana de santos a marcar o ritmo das festas, entre uma sardinha e um copo de sangria.
E esta pergunta de marca d’água: afinal suspendem-se a democracia e o sonho europeu? Afinal que lutas são prioritárias?
A democracia. Manuela Ferreira Leite teve esta ideia, mais ou menos relevada entre desculpas de avançada idade e mau feitio. E era só por escassos seis meses! Agora veio Rui Rio seguir-lhe as pisadas, na versão de castigador. Câmaras endividadas resignadas a comissões administrativas versus gestão corrente. Mas quem é que ainda acredita que se vive em democracia? E para que serve tal coisa cada vez mais abstrata e conceptual? Onde está a democracia? Os seus pilares: igualdade de oportunidades para todos (de trabalho, de saúde, de segurança social, de educação e de habitação) acham-se completamente derrogados, preteridos que foram a pretexto da crise.
Aconteça o que acontecer – e apesar de tudo o que tem acontecido – «os portugueses já não estão perante o abismo», disse o Primeiro Ministro. “Sonho” com sabor a prémio depois de mais um exame da troika, parece. E que outra coisa é esta senão o abismo? Falências, despedimentos, desemprego, recessão, empobrecimento! Conjuntura internacional caótica: Grécia, Itália, Espanha. Cegueira? Cinismo? Estratégia?
Franklin D. Roosevelt, proferido num tempo ainda mais difícil do que o nosso, em 1941. A democracia funda-se em coisas básicas e simples: igualdade de oportunidades; emprego para os que podem trabalhar; segurança para os que dela necessitam; fim dos privilégios para poucos; preservação das liberdades para todos.
O sonho europeu. O sonho de Jean Monnet está ameaçado ou pode reerguer, qual fénix, ante a crise? Afinal, ele próprio admitia que “As pessoas só aceitam mudanças quando são confrontadas com necessidades e só reconhecem necessidades quando a crise as afeta!". Maior prova não se podia exigir aos cidadãos europeus qua a atual!
Lutas prioritárias. A Campanha "Teach me how to drive so I can protect myself" (ensina-me a conduzir para que eu me possa proteger) é o último apelo às mulheres sauditas para que conduzam em público no próximo dia 17 de Junho, por causa da "detenção ilegal" da ativista Manal al-Sherif que foi “apanhada” a conduzir em público, o que é proibido às mulheres na Arábia Saudita, sem que haja alguma lei que o condene, mas apenas porque sim. E a solidariedade com Sahar Gul, 15 anos. Cativa meio ano, às mãos de familiares do seu marido, com a ignóbil exigência que se prostituísse, adivinhando-se já uma morosa e difícil recuperação física e psíquica face aos maus tratos sofridos.
Entretanto, por cá, cerca de 730 mulheres vítimas de violência doméstica são atualmente acompanhadas nas instituições próprias dos Açores, região do país onde há mais casos de denúncia de violência doméstica. Sempre imperativa a necessidade de as polícias começarem a ter uma atitude de não legitimação da violência e de as vitimas perderem o receio e a “vergonha” aculturada geracionalmente da denúncia.
Democracia suspensa. Europa em causa. Casas que não são lares.
Venha daí mais uma sardinha e um copo de sangria a ver se a “coisa” passa!