quinta-feira, abril 12, 2012

Nova colaboradora do DF


Doroteia Pinto

A partir do próximo domingo, o DIÁRIO DE FELGUEIRAS terá a grata honra de contar com a colaboração da artista plástica e professora Doroteia Pinto, que todas as semanas publicará neste espaço uma obra da sua autoria: pinturas e desenhos.
O nosso agradecimento.

Biografia
Nasceu em 24 de Outubro de 1967.
Frequentou a Escola Superior Artística do Porto, concluindo o Bacharelato em Desenho em 1987.
Entre 1992 e 2000 foi professora da disciplina de Educação Visual em várias escolas do país, tendo sido responsável por vários projectos na sua área e tendo desempenhado funções de coordenação e organização de actividades artísticas.
Em 2000, por motivos de ordem profissional, vai residir para Elvas. Neste mesmo ano tem os primeiros contactos com artistas de Badajoz e inicia-se na pintura
No ano de 2003, começa a trabalhar em desenho de figura humana, no seu atelier e é aqui que encontra a força da sua expressão artística.
Em 2004, frequenta em Badajoz a Escola de Artes Eduardo Covarsi, aperfeiçoando desse modo os seus conhecimentos em desenho. Paralelamente, frequenta aulas de pintura. Profissionalmente, o seu relacionamento com o Prof. Angel Perez, de quem havia sido aluna, ao longo dos anos quatro anos, marca-a de forma muito profunda e dedica-se totalmente ao desenho de figura humana. Realiza os seus primeiros trabalhos que são comercializados.

Exposições
Exposição de Desenho no Anfiteatro de Florbela Espanca, em Vila Viçosa
Exposição de Desenho na Pousada de Alvito
Exposição de Desenho no Museu de Fotografia, em Elvas
Exposição de Desenho no Centro cultural de Campo Maior
Exposição de Desenho na Caja de Badajoz
Exposição de Desenho na Velha-a-aBranca, em Braga
Mostra de Desenho no Restaurante Fábrica dos sentidos, em S. João da Madeira
Exposição na Pauta Humana, em Águeda

Sinopse
Amo o desenho como veículo de expressão pessoal. Os trabalhos que apresento aqui, representam uma forma de comunicar imagens/conceitos que povoam o meu universo interior. O processo que decorre na materialização de tais imagens, faz-se de forma espontânea, numa espécie de diálogo dinâmico em que o próprio desenho comunica o que quer ver expressado e nesse sentido ganhando vida própria. Assim, parecem resultar do desenvolvimento da minha própria intuição ao longo do percurso criativo e do que na realidade é importante para mim comunicar. Surge como um processo que me habilita a ir mais longe e mais além dentro de mim e entendendo como o movimento de constante procura e encontro com o que verdadeiramente pede expressão. Nesse sentido, os pontos, as linhas e as manchas vão surgindo tranquilamente, sem um controlo pré-determinado da minha parte.
Senti necessidade de integrar uma frase poética manuscrita como desfecho da ideia visual que se completa.