quinta-feira, abril 26, 2012

Joaquim Vieira, em Felgueiras, no sábado, na reabertura das Tertúlias Itinerantes




Joaquim Vieira desloca-se a Felgueiras no próximo sábado (dia 28), pelas 16 horas, na reabertura das Tertúlias Itinerantes, que, em 2011, alcançaram grande êxito. 
A abrilhantar o momento, actuarão os alunos Art Music – Berço da Cultura da Lixa, e estará patente uma pequena exposição do pintor Carlos Teixeira. Serão declamados poemas por Rosalina Santos.
Joaquim Vieira é um conceituado jornalista, ensaísta com muitos livros publicados e documentarista conhecido da TV. Foi director-adjunto do Expresso, redactor-principal da Visão, director-adjunto para os Programas da RTP e director da revista Grande Reportagem.
O evento, organizado por um grupo informal de agentes  culturais, realiza-se no café Preto no Branco. Vieira falará dos conteúdos da sua obra, com especial destaque para o seu último livro, lançado em Dezembro, Só um Milagre nos Salva, que, segundo a Editora Objectiva, aborda “a verdade sobre a crise portuguesa e a sua solução”. O autor identifica as razões históricas que colocaram Portugal à beira do abismo económico e tenta encontrar soluções para o futuro. O livro conta com a participação de onze figuras conhecidas da economia e finanças, como, por exemplo, Medina Carreira, Augusto Mateus e José Silva Lopes. 

Esta iniciativa conta com o apoio das seguintes entidades:
Café Preto no Branco
Escola Art Music (Lixa)
Felgueiras Canal
Rádio Felgueiras
Jornal da Lixa
Semanário de Felgueiras
Escola Profissional de Felgueiras
Escola Secundária de Felgueiras
Pão de Ló de Margaride
Academia de Design.

Reconhecido com diversos galardões

Joaquim Vieira assinou a série em 10 volumes Portugal Século XX – Crónica em Imagens (Círculo de Leitores) e dirigiu, para a mesma editora, uma colecção de 18 fotobiografias (de que escreveu os volumes sobre António Salazar, Marcelo Caetano, Almada Negreiros e Joshua Benoliel) e Crónica de Ouro do Futebol Português (cinco volumes) e ainda, para a editora Tinta da China, A Nossa Telefonia – 75 anos de Rádio Pública em Portugal. Co-autor de Mataram o Rei! – O Regicídio na imprensa internacional (Pedra da Lua), República em Portugal! - O 5 de Outubro visto pela imprensa internacional (idem) e Os Meus 35 Anos com Salazar (Esfera dos Livros), escreveu Jornalismo Contemporâneo – Os Media entre a Era Gutenberg e o Paradigma Digital (Edeline), Mocidade Portuguesa – Homens para um Estado Novo (Esfera dos Livros), A Governanta (idem) e Só um Milagre nos Salva (Objectiva). Os seus mais recentes documentários intitularam-se A Voz da Saudade (RTP1), Por Amor ao Piano (RTP2), Maior que o Pensamento (RTP1) e Os Mitos da República (RTP2). O seu trabalho foi reconhecido com diversos galardões.