segunda-feira, abril 30, 2012

Casa cheia na reabertura das Tertúlias Itinerantes, com o jornalista e escritor Joaquim Vieira

Joaquim Vieira foi o convidado especial para a reabertura das Tertúlias Itinerantes 2012, em Felgueiras, um ciclo de iniciativas organizado por um grupo informal de agentes culturais, jornalistas e artistas predominantemente da região, em que em 2012 obteve um assinalável êxito, em eventos, como, por exemplo, com Fátima Mariano, jornalista do JN e investigadora em história contemporânea, e Lúcia Gonçalves, jornalista da SIC e autora do livro Vencer o Cancro.
Levado a efeito várias vezes no café Preto no Branco, trata-se de um projecto cultural que já abriu as suas portas a outros lugares, filosofia que pretende prosseguir, junto de escolas, associações, bairros populares, etc… Todas as tertúlias têm tido casa cheia e tem sido muita a participação dos presentes, com interpelações aos convidados especiais.
Desta vez, a casa voltou a encher, para ouvir Joaquim Vieira, conceituado jornalista do país, ensaísta com muitos livros publicados e documentarista conhecido da TV. Foi director-adjunto do Expresso, redactor-principal da Visão, director-adjunto para os Programas da RTP e director da revista Grande Reportagem.
O autor aproveitou para falar mais da sua última obra, Só Um Milagre nos Salva, que, segundo a Editora Objectiva, aborda “a verdade sobre a crise portuguesa e a sua solução”.  Joaquim Vieira identifica as razões históricas que colocaram Portugal à beira do abismo económico e tenta encontrar soluções para o futuro. A obra conta com a participação de onze figuras conhecidas da economia e finanças, como, por exemplo, Medina Carreira, Augusto Mateus e José Silva Lopes.
A propósito do conteúdo deste livro, Vieira apontou: "Estamos a viver um momento idêntico ao do final do séc. XIX, com o fontismo, cuja factura foi paga pelos portugueses até aos anos 80 do séc. XX". E falou dos "gastos exorbitantes que o Estado assumiu sem retorno de receita, e que já afectam as futuras gerações".
A tertúlia, moderada por José Carlos Pereira e Pedro Alves, foi intercalada com momentos de declamação poética (Rosalina Santos), música (alunos da Art'Music, da Lixa) e de  pintura (Carlos Teixeira).
José Carlos Pereira, da organização, congratulou-se: "Este é um projecto livre e espontâneo, informal e muito participativo, sem barreiras sociais, ideológicas ou partidárias. Contamos com o apoio de inúmeras entidades felgueirenses. Cada um dá o que pode e assim fazemos o milagre da partilha e dos afectos. Não somos elitistas mas exigentes. Temos o objectivo de levar estas iniciativas a todos os lados, inclusive aos bairros populares. Prosseguiremos conforme as nossas forças".
Esta tertúlia contou com o apoio de vários órgãos de informação locais, várias entidades e instituições:


Café Preto no Branco
Escola Art'Music (Lixa)
Escola Profissional de Felgueiras
Escola Secundária de Felgueiras
Pão de Ló de Margaride
Felgueiras Canal
Rádio Felgueiras
Semanário de Felgueiras
Jornal da Lixa
Academia de Design
Livraria Felgueirense