quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Diário de Felgueiras celebra José Afonso, 25 anos após o seu falecimento



Passam amanhã, dia 23 de Fevereiro, 25 anos (um quarto de século!) sobre a morte de José Afonso – carinhosamente, tratado por Zeca Afonso.
Em Novembro passado, o DIÁRIO DE FELGUEIRAS (DF) aderiu ao projecto “Amigos Maiores que o Pensamento”, que tem por objectivo celebrar, em 2012 e por todo o país, José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, no ano em que decorrem, respectivamente, 25 e 30 anos após os seus falecimentos.
No que se refere ao cantor de Grândola, Vila Morena, o DF publica, a partir de amanhã e até ao próximo domingo, um “suplemento cultural” com depoimentos de figuras nacionais da cultura, do jornalismo e da cidadania sobre Zeca Afonso, na passagem desta efeméride.
Sem pretendermos projectar o culto da personalidade em volta de pessoas que, a nossa ver, são a alma genuína da nossa cultura e da nossa cidadania, prestamos aqui o nosso tributo. No que concerne a Zeca Afonso, vemo-lo como uma figura excepcional, de grande humildade, honestidade, coerência, bondade e solidariedade. Para nós, o Zeca é muito mais que o cantor de intervenção e de resistência antifascista; é o poeta da Utopia – da “cidade sem muros nem ameias” –, das raízes da nossa portugalidade, do canto maternal, um grande poeta amoroso, muitas vezes irónico. No fundo, um menino!

Assim sendo, o DF convidou para escreverem sobre José Afonso figuras como Cristina Carvalho (escritora, filha de António Gedeão), Amélia Vieira (poetisa), Helena Osório (escritora infanto-juvenil), São José Lapa (actriz), Maria Dulce Varela (jornalista), Anabela Melão (jurista), entre outras. O pintor Manuel San Payo cedeu-nos um dos seus desenhos para esta edição. É reservado o direito de propriedade intelectual aos autores dos trabalhos.