segunda-feira, outubro 17, 2011

"Lusco-fusco" é o novo romance de Cristina Carvalho. Lançamento, esta terça-feira, em Lisboa.



Terá lugar, amanhã, pelas 18,30 horas, em Lisboa, no restaurante do piso 7 do El Corte Inglês, a publicação do novo romance de Cristina Carvalho, Lusco-fusco, um livro de 152 páginas, que tem a chancela da Sextante Editora.
Esta obra, ilustrada pelo canadiano Pierre Pratt, será apresentada por Nuno Júdice. Na oportunidade, o actor e encenador André Gago vai ler excertos do livro.
Depois de  Casa das Auroras, publicado em Maio último. Cristina Carvalho, que é filha do poeta Rómulo de Carvalho (António Gedeão), mantém o ritmo de um vigor literário demonstrativo de estarmos perante um nome que já se afirmou na literatura portuguesa como uma ficcionista de múltiplas imagens  em cada frase, em cada parágrafo, em cada livro. Capacidade de síntese de ver a realidade inerente às complexas realidades do mundo, essencialmente da vida.
Urbano Tavares Rodrigues disse, um dia, que um romance não deverá ter mais que centena e meia de páginas. Cristina Carvalho está no mesmo caminho.

Sinopse da obra
Este livro fala do mundo dos espíritos da Natureza. Fala de personagens subtis, etéreas, delicadas, algumas delas perigosas e cheias de mistério. São os gnomos e as fadas, os silfos, as salamandras e outros seres que, lá das profundidades do imponderável azul celeste ou vindos dos mais secretos esconderijos na Terra e no Mar, tudo determinam com exactidão e rigor: os terramotos, os furacões, os tsunamis, os vulcões. Reinam nos Quatro Elementos.
Para os contactarmos é preciso liberdade, coragem e determinação.
Este é o guia para conhecer os Elementais.

Sobre a autora:
Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, a 10 de Novembro de 1949. Durante a sua actividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países, sendo a Escandinávia e o Oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre a sua personalidade enquanto transitório ser humano do sexo feminino, habitante do planeta Terra e, por acaso, escritora.
Publicou até à data nove livros: Até já não é adeus (Signo), Momentos misericordiosos, Ana de Londres, Estranhos casos de amor (Relógio D’Água), A casa das auroras (Planeta Manuscrito), Tarde fantástica (7 Dias 6 Noites), O gato de Uppsala (Plano Nacional de Leitura), Nocturno – O romance de Chopin (Plano Nacional de Leitura) e, agora, Lusco-fusco (Sextante)