terça-feira, fevereiro 01, 2011

"Carta a um ex-amante" | novo romance de Julieta Ferreira

Julieta Ferreira

“Carta a um ex-amante” é o título do mais recente livro da escritora Julieta Ferreira, uma professora que esteve emigrada na Austrália durante 26 anos, tendo regressado a Portugal apenas em 2009. Muito em parte por esta ausência, o nome desta romancista e poetisa, natural e residente em Lisboa, não está ainda devidamente divulgado no panorama literário nacional, mas acreditamos que o tempo se encarregará de o tornar público.

Este livro, que é o terceiro romance na obra de Julieta Ferreira, e que foi lançado em Novembro passado, vai ser apresentado na Livraria Barata, em Lisboa, no próximo dia 12, pelas 16,30 horas. Outras apresentações estão agendadas: Em Setúbal, Almada, Palmela, Évora e Espanha. Numa fase posterior, Julieta Ferreira tentará apresentar o livro no norte do país, em acontecimento culturais a agendar.
No prefácio, assinado pela escritora Isabel Fraga, pode ler-se: “ Grito de libertação de uma mulher de meia-idade, “Carta a um ex-amante” é uma longa narrativa plena de coragem na qual a mulher se dirige ao ex-amante (assim deseja chamar-lhe) fazendo publicamente uma auto-análise do seu relacionamento passado e presente com os homens. Trata-se de um longo desnudar meditado e sentido”. Mais adiante, a autora do prefácio escreve: “É provável que nesta longa carta, algumas mulheres encontrem respostas e (mais importante) perguntas, muitas perguntas”.
Julieta Ferreira publicou o seu primeiro livro em 2005, com “Regresso a Lisboa”, que é o seu primeiro romance, autobiográfico, a expressão de um amor muito intenso pela pátria e, em particular, por Lisboa, aquando da sua visita à sua cidade natal. 
Em 2007 dá à estampa outro romance (desta vez de ficção), “Sem ponto final”, e um livro de poesia “Pedaços de mim”, obra da qual alguns dos seus poemas foram criteriosamente seleccionados para a Antologia de Autores Portugueses Contemporâneos, “Poiesis – Vol. XV”, editada pela Editorial Minerva. Regressada a Portugal em Dezembro de 2009, publicou, no ano seguinte, outro livro de poesia, “Do Outro Lado do Silêncio”, e a obra que aqui anunciamos, “Carta a um ex-amante”.
Brevemente, o DIÁRIO DE FELGUEIRAS voltará a falar deste livro e da escritora mas com mais pormenor.