terça-feira, dezembro 07, 2010

Sabe o que foi o SALL a seguir ao 25 de Abril?


Focando as temáticas da participação, do direito à habitação e do direito à cidade, o Núcleo do Norte da Associação José Afonso (AJA Norte) organiza, já no próximo sábado, dia 11, uma sessão sobre a experiência SAAL no Porto. A sessão terá lugar nas instalações da Fundação José Rodrigues, no próximo dia 11 de Dezembro pelas 16.00.
Recorde-se que o SAAL – Serviço Ambulatório de Apoio Local , foi o serviço de apoio a processos de realojamento criado logo após o 25 de Abril para enfrentar as graves carências habitacionais da população portuguesa.
O referido núcleo da associação refere, em nota informativa: “No Porto, onde um quarto da população vivia em ilhas, barracas, ou casas degradadas, o SAAL foi uma intensa experiência de reivindicação, de democracia e de intervenção participativa nas áreas da habitação e da construção da cidade”.
Integrada no ciclo Cidade sem muros nem ameias, esta iniciativa contará com a participação de moradores, arquitectos, sociólogos, dirigentes associativos, juristas e outros intervenientes irão recordar a experiência do SAAL através dos seus testemunhos pessoais.