quarta-feira, dezembro 15, 2010

Novo livro infantil de Helena Osório | Lançamento no sábado, dia 18 | Galeria São Mamede, no Porto


Viagens de José pelo Mundos dos Sonhos é o novo livro da escritora Helena Osório.
Trata-se de uma obra infantil, que conta com a colaboração de cinco ilustradores – António Barros, Armando Alves, José Guimarães, Paulo Neves e Rui Paiva. Vai ser lançado, no próximo sábado, dia 18, pelas 16 horas, no Porto, na Galeria São Mamede (junto Torre da Marca, em frente Palácio de Cristal).

Um menino português no Mundo

Helena Osório tem vindo a preocupar com os afectos e com a melhor aceitação da diferença, na sua obra literária. Assim como faz parte do projecto da autora, convidar artistas portugueses a ilustrarem os contos de alguma forma alusivos à arte e/ou vida de alguns destes vultos. No livro Viagens de José pelo mundo dos sonhos, encontramos pormenores da obra de Armando Alves e de José de Guimarães e ilustração inédita de António Barros (em parceria com Diogo Filipe, um menino de 5 anos), Paulo Neves e Rui Paiva.
São cinco contos, sobre um menino português que deixa a sua floresta encantada, para se aventurar pelo mundo das lendas que ouve o avô contar. Há tanto tempo! José não sabe ler nem escrever, mas tem o conhecimento advindo do que observa na natureza das plantas, dos animais e dos homens. Quase como um pequeno português descobridor que parte em busca do desconhecido – do mar que nunca viu, onde pretende pescar baleias com a maior cana imaginada. Há igualmente, nesta obra, uma preocupação com o tempo da eternidade, o tempo dos mais novos e dos mais velhos.
Aborda ainda a capacidade de saltar de umas situações para outras, completando a realidade com o sonho – como a presença do avô que vive nas nuvens e renasce com o regresso do menino à floresta encantada, para juntos correrem à chuva e rebolarem na lama. Algo que nos é sempre proibido e sabe tão bem!
Um livro com a mitologia dos povos que nos ajuda a compreender melhor a existência, a diferença e a igualdade, o universo, a geografia, a obra artística de conceituados escultores e pintores portugueses, o sonho como uma forma de vida.
A viagem serviu para o menino se interessar pelos livros, pela aprendizagem e pelo ensino. É ele, afinal, que escreve estas histórias!