segunda-feira, dezembro 13, 2010

Armando Silva Carvalho, vencedor do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes


O presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, entregou, no passado sábado, dia 11, em sessão cultural realizada na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, o Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes relativo à sétima edição, que teve como vencedor Armando da Silva Carvalho com o livro “Anthero Areia & Água, editado pela Assírio & Alvim. A concurso estiveram 118 obras, de 116 autores, tendo o Júri sido constituído pelos escritores António Cândido Franco, em representação da Associação Marânus, António José Queirós, Luís Adriano Carlos, Paula Morão e Virgílio Alberto Vieira.
De periodicidade bienal, o Prémio Teixeira de Pascoaes foi instituído em 1997, aquando do 120º aniversário do nascimento do poeta.


Nascido em 1938, Armando da Silva Carvalho licenciou-se em Direito, na Universidade de Lisboa. Do seu percurso profissional destacam-se as actividades de técnico publicitário e professor e a colaboração em jornais e revistas, nomeadamente no Colóquio/Letras, no Jornal de Letras e Diário de Notícias.
Reconhecido no universo da literatura portuguesa, como poeta, ficcionista e tradutor, foram vários os títulos criados pelo escritor, nomeadamente “Lírica consumível”, que lhe valeu o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores, “Os Ovos de oiro”, “Armas Brancas”, “Técnicas de engate”, “Sentimento de um ocidental”, “Canis Dei” e “O Amante Japonês” que, em 2008, lhe permitiu ganhar o Grande Prémio de Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores/CTT.