quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Foi assim o Carnaval da Longra

DE TARDE
DESFILE E CONCURSOS



Distintos caretos
Colaboração da Associação Empresarial de Felgueiras

Muita folia

Trajes diversos

Ah, grande rapaziada!


Muitas cores carnavalescas
Espectáculo, beleza!
Via principal da Vila da Longra
Entusiasmo
Uma bruxa jeitosa!
Padre casa duas "lésbicas"
Muito confortável!

Imaginação e trabalho
Carro da Associação Empresarial
Trabalho de limpeza e higiene pública
Olha, que giros!
Bonitos enfeites!

Goreti - a mulher astronauta! Premiada.


Muito fofinho!
É assim mesmo!...

Há farturas, ao fundo!

Alto clero
De regresso à "base"
À NOITE
ENTERRO DO ENTRUDO
Entrudo acabadinho de morrer
Momento de velório na Casa do Povo.
Choro, gritos e lágrimas.Descansa em paz, irmão!
Orações fúnebres
Despedida dos herdeiros
Viúva adúltera chora a morte do marido
Os herdeiros voltam a despedir-se
O corpo vai ser levantado
A Cristiana (Cris) chora e eleva a mão à cabeça
O funeral prossegue até à última morada
Afinal, este padre não reza!
A mulher-astronauta, outra vez
O morto ainda pesava uns quilitos!
Premiada por utilizar produtos recicláveis
José Ribeiro e Margarida Alves (caretos)
Prof. Oriana (concurso colectico)
Premiados e ladeados por autarcasJosé Carlos Sabagido (prémio colectivo)
À direita (de azul): Ana Isabel Ribeiro -
1.º lugar no concurso de caretos
ATL da Longra premiado (Prof. Oriana)
Presidente da Câmara entrega o prémio
À esquerda: presidente da Junta de Sernande;
à direita: vereador Eduardo Teixeira

Mais uma vez, este ano, foram muitas as pessoas que acorreram ao Carnaval da Vila da Longra, levado a efeito em toda a extensão das vias principais da localidade e organizado, conjuntamente, pela Casa do Povo da Longra e pelas Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande. Pela primeira vez, a organização contou com a cooperação da Câmara Municipal e ainda com colaboração da Associação Empresarial de Felgueiras, tendo esta participado com carros alegóricos.
Os organizadores, mais uma vez, reafirmam a filosofia antropológica do evento, traçada há dois anos: tornar o Carnaval, gradualmente, de ano para ano, numa festa essencialmente portuguesa, ao encontro das tradições milenares de Portugal, de que faz parte o Entrudo português, sem descurar, obviamente, aspectos do Carnaval brasileiro, que predomina no imaginário dos carnavais realizados no país.
De forma que, tal como no ano passado, o programa foi enriquecido com a realização de três concursos durante o corso carnavalesco – com preferência pelos tradicionais caretos com máscara de madeira e traje completo (quando possível), que teve início às 15 horas, a partir das instalações da antiga fábrica “Metalúrgica da Longra” até ao cruzamento da partilha de Rande com Sernande (ida e retorno). Num dia cinzento mas em que não ocorreu chuva, desfilaram centenas de figurantes, onde a crítica social, política e a dos costumes não ficou alheia nas manifestações artísticas do evento, bem como nos carros alegóricos e outros adereços carnavalescos.
À noite, pelas 20 horas, teve início a leitura do Testamento do Entrudo e fez-se o seu Enterro, a partir das instalações da Casa do Povo, cujo cortejo rumou até ao histórico cruzamento da localidade, acto que foi antecedido com a entrega dos prémios dos concursos realizados na parte da tarde, acto em que participou o Presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, que é natural daquela região.
O júri do concurso – composto por António Bessa Carvalho, Cristiana Rodrigues e José Carlos Pereira -, deliberou em acta a seguinte decisão:
Concurso de Desfile de Escolas: prémio de participação ao Jardim de Infância da Longra. Concurso Individual de Caretos: 1.º prémio para o concorrente n.º 13, que reuniu melhor caracterização do Entrudo no seu todo, como careto completo; 2.º e 3.º lugares para os concorrentes n.º 16 e n.º 15, respectivamente.
Relativamente ao Colectivo de Caretos, ficou em 1.º lugar o concorrente n.º 6 – FC Longra; e ficou em 2.º o concorrente n.º 11; o terceiro não foi atribuído devido à falta de originalidade. Excepcionalmente, o Júri decidiu atribuir também o prémio à concorrente individual n.º 24 (uma mulher “astronauta”), por ter apresentado um traje alusivo, de produtos recicláveis, original e criativo, de apelo à preservação ecológica.