terça-feira, fevereiro 09, 2010

Carnaval da Vila da Longra em busca do Portugal profundo


Programa inclui Concursos de Desfile e Caretos

Record de visitantes em 2009: 17 mil

A Vila da Longra vai organizar, pelo décimo terceiro ano consecutivo, a sua festa de Carnaval, que já se tornou a maior do concelho e também, a bem dizer, um dos maiores a norte de Ovar, ao registar, de ano para ano, uma adesão cada vez mais participada de visitantes – de e de fora de Felgueiras.
No ano passado, segundo estimativas oficiais – recolhidas junto das autoridades policiais, que prestaram os seus serviços de logística –, o evento alcançou o seu maior record de sempre: 17 mil pessoas!
A organização – todos os anos constituída pela Casa do Povo da Longra e pelas Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande –, este ano conta com a colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras e da Associação Empresarial do concelho.
Os organizadores têm como objectivo, em 2010, manter, pelo menos, o mesmo número elevado de visitantes. Ao mesmo tempo, reafirmam a filosofia traçada há dois anos: sem descurarem excessivamente a “escola brasileira” – dominante no espectro das festas carnavalescas portugueses -, pretendem que o Carnaval da Vila da Longra se torne, gradualmente, de ano para ano, uma festa cada vez mais portuguesa, ao encontro das tradições milenares de Portugal, de que faz parte o Entrudo português. O Portugal profundo.
Para isso, a edição de 2010 mantém as novidades do programa do ano passado, nomeadamente com a realização de três concursos durante o corso carnavalesco, que terá início às 15 horas, a partir das instalações da antiga fábrica “Metalúrgica da Longra” até ao cruzamento da partilha de Rande com Sernande (ida e retorno).
Mais uma vez, irão desfilar centenas de figurantes, onde a crítica social, política e a dos costumes não ficará alheia nas manifestações artísticas do evento, bem como nos carros alegóricos e outros adereços carnavalescos. À noite, pelas 20 horas, terá início a leitura do Testamento do Entrudo e far-se-á o seu Enterro, a partir da Sala de Espectáculos da Casa do Povo, cujo cortejo rumará até ao histórico cruzamento da localidade, acto que será antecedido com a entrega dos prémios dos concursos realizados na parte da tarde.

Assim sendo, são os seguintes os concursos promovidos:

1) Concurso de Desfile de Escolas do Concelho (apenas um concurso independentemente do nível escolar): abrangente aos Jardins de Infância, escolas 1. e a do 2.ºciclos do ensino básico, ensino secundário superior, com prémios para do 1.º até ao 3.º melhores classificados.

2) Concurso Individual e Colectivo de Caretos (os dois, pelo menos, com máscara): abertos a toda a gente, com prémios para do 1.º até ao 3.º melhores classificados em cada concurso. O júri dará preferências aos trajes completos de caretos, aos que tenham conteúdo crítico social e/ou similar com assuntos da actualidade local e/ou nacional e aos que forem mais ao encontro do tradicional Entrudo português.

Prevalecem como factores de preferências vestuário condizente com o Entrudo e a não inclusão de máscaras de plástico, sendo privilegiadas as de madeira.