domingo, outubro 04, 2009

"Viva o lixo, viva o luxo", por Horácio Costa

Horácio Costa, candidato à
Câmara Municipal pelo
Movimento Partido da Terra (MPT)

Na autarquia de Felgueiras, uns pagam o lixo para que outros paguem o luxo. É verdade caro leitor.
Agora que estamos em plena campanha eleitoral, ouvimos com toda a frequência, o nosso povo queixar-se do exagerado preço pago “pelo lixo”. É natural que as autarquias se socorram das taxas como forma de pagamento pelos serviços prestados às populações. Efectivamente, assim acontece na generalidade dos concelhos, onde as autarquias prestam directamente vários serviços a nível ambiental, ou, recorrem à constituição de empresas municipais que se ocupam desses domínios.
Aqui em Felgueiras, também existe uma empresa municipal a actuar na área do ambiente. Refiro-me à EMAFEL.
As empresas municipais quando bem aproveitadas e bem geridas, podem ser óptimos instrumentos de intervenção em prol das populações. Infelizmente em Felgueiras não nos podemos orgulhar disso. Em Felgueiras a referida EMAFEL constitui um peso nos cofres da autarquia porque da sua actividade resulta um avultado prejuízo.
Se verificarmos as contas relativas ao ano de 2008, constatamos um prejuízo de 120.000,00 €.
Acredite caro leitor, tenho o documento comigo, posso exibi-lo.
Mas digo-lhe mais, a presidente da câmara assumiu este prejuízo e dos cofres da autarquia transferiu o valor em causa, para cobrir as contas da EMAFEL.
É assim que Fátima Felgueiras gere as verbas do erário público, por isso o concelho e o seu povo padecem pelos seus erros.
Por isso, uns “pagam o lixo”, digo, o povo paga. Outra paga o luxo, digo, a presidente esbanja por incapacidade, incompetência e irresponsabilidade na gestão da causa pública.

Horácio Costa
Candidato do MPT