domingo, outubro 04, 2009

Falsa sondagem

Foi lançado um boato em Felgueiras, e que corre de mensagem em mensagem (SMS) de telemóvel, a dar conta de uma sondagem encomendada a uma universidade por um órgão de Comunicação Social, em que são atribuídos valores em relação às intenções de voto dos felgueirenses para o próximo dia 11 ante os diversos candidatos que se apresentam na corrida eleitoral para a presidência da Câmara.
O DIÁRIO DE FELGUEIRAS apurou que essa sondagem não existe; o boato foi lançado, por uma das candidaturas, com vista a lançar a confusão no concelho nesta fase de campanha eleitoral.
As principais candidaturas têm estudos encomendados, é verdade, para sua orientação, mas, pelo que apurámos, não poderão publicá-los, por não estarem registados. Neste momento, decorrem duas sondagens em Felgueiras (uma delas por uma empresa do Porto), mas, também, não irão poder ser anunciadas. Aliás, segundo nos informaram, no país há três empresas de estudos de opinião que viram indeferidos vários pedidos para publicação, por parte da Comissão Nacional de Eleições (CNE), por razões técnicas.
Quatro sondagens feitas pela Universidade Católica vão ser publicadas a partir de quarta-feira, em relação a Lisboa, Porto, Oeiras e Matosinhos.