terça-feira, outubro 06, 2009

Editorial - Horácio Costa agredido devido a artigo de opinião no DIÁRIO DE FELGUEIRAS

"No chão do medo
tombam os vencidos"
José Afonso
Horácio Costa, candidato à Câmara pelo Movimento Partido da Terra (MPT), diz ter sido agredido, hoje, na feira da Lixa, quando exercia o seu inalienável direito de participar na campanha eleitoral. Horácio acusa elementos do staff de campanha do movimento “Sempre Presente” (SP) de serem os autores das alegadas agressões, contra a sua pessoa, e relaciona os incidentes apontados com o facto de ter escrito e publicado, neste blogue – DIÁRIO DE FELGUEIRAS –, o artigo de opinião “Conta Corrente”, no passado dia 23.
A notícia está na Lusa e já corre em todas as redacções.
O DIÁRIO DE FELGUEIRAS lamenta profundamente os factos apontados e, nesta hora, presta a Horácio Costa a máxima solidariedade, independentemente de concordarmos, ou não, a nível político, com o candidato do MPT.
O DIÁRIO DE FELGUEIRAS nasceu há quatro anos. É um espaço plural, democrático, abrangente e aglutinador. Estamos receptivos a todas as forças concorrentes e publicamos as opiniões enviadas sem exercermos qualquer espécie de restrições ou de censura, logo que, nas referidas opiniões, não sejam expressam ofensas à dignidade de ninguém ou considerações despropositadas. Temos publicado textos de pessoas ligadas a todas as forças políticas concorrentes às Autárquicas.
Somos politicamente independentes, mas não somos indiferentes – temo-lo dito isso desde a primeira hora, e reafirmamos. Surgimos, há quatro anos, porque, na última década e cada vez mais acentuadamente, Felgueiras foi-se tornando num “estado ditatorial” e até “policial”, contra o qual os cidadãos foram perdendo capacidade crítica, de pensamento, de acção e de resistência intelectual, devido a uma teia tentacular que se foi condensando com os anos nos mais diversos sectores da sociedade felgueirense.
Surgimos porque, infelizmente, a Comunicação Social local não tem desempenhado cabalmente o seu papel… Não porque não saibam, mas porque não "podem", devido a compromissos por "trás da cortina".
Quando o sítio na Internet do movimento “Sempre Presente” exibe, ainda hoje, um vídeo com Torcato de Sousa a prestar um depoimento de apoio a Fátima Felgueiras com a legenda “Presidente da Rádio Felgueiras”, que dá essa qualidade ao discurso de apoio, estamos falados quanto ao jornalismo que se faz em Felgueiras. Se é que ele existe nesta terra!...
Portanto, o DIÁRIO DE FELGUEIRAS existirá, pelo menos, enquanto neste concelho estiverem em causa os valores da liberdade e da cidadania. Têm sido muitas as privações, as pressões e as intimidações...
A conquista da liberdade passa por tudo isto.
José Carlos Pereira