quarta-feira, setembro 23, 2009

Carminho e Buika em Guimarães | sábado (26)


Ciclo Cantar a Alma prossegue
até ao próximo dia 03 de Outubro


Depois dos concertos Amália Hoje e da jovem cantora basca María Berasarte, o Ciclo Cantar a Alma prossegue no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, com vozes que vêm da alma e tocam a alma, desta vez com Carminho, já no próximo sábado, dia 26 de Setembro, às 22h00, e Buika, no dia 03 de Outubro.
Carminho é um dos nomes mais fortes da nova geração de fadistas. Filha da fadista Teresa Siqueira, cresceu a ouvir fado na Taverna do Embuçado, uma das Casas de Fado com a maior reputação que Lisboa teve e que era da sua mãe. Com uma curiosidade enorme, Carminho murmurava baixinho muitos dos fados que ouvia. Aprendeu a cantar no meio de grandes e talentosos músicos. Aos 12 anos cantou em público pela primeira vez, no Coliseu de Lisboa. Em 2007, durante 11 meses, realizou uma viagem à volta do mundo, segundo a fadista, para procurar respostas e se conhecer melhor, e participou em acções humanitárias na Índia, Cambodja, Peru e Timor. Voltou a cantar numa casa de Fados, Mesa de Frades, onde actua todas as segundas e quartas-feiras. Desde aí, cantou na Casa da Música, na Festa do Fado, no espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, na Expo de Saragoça e na recriação de “Amália à L’ Olympia”.
Nos últimos anos, além da participação em vários discos, destaca-se ainda o prémio “Revelação Feminina” atribuído pela Fundação Amália Rodrigues e a sua participação no filme "Fados" do espanhol Carlos Saura, mas não havia maneira de o disco sair, até hoje. Em Junho deste ano chegou finalmente o tão aguardado disco de estreia. Chama-se “Fado”. Segundo Carminho, não podia chamar-se outra coisa, por toda a sua história, pelas suas raízes, pelo seu passado, pelo seu presente e pelo futuro onde se irá "deixar guiar pela sensibilidade”. Aclamado pela crítica, o seu disco de estreia entrou directamente para o 2º lugar do top nacional de álbuns, na semana em que foi editado. Do alinhamento fazem parte fados que acompanharam Carminho ao longo da sua vida, fados tradicionais com novas letras e até duas composições da autoria da própria fadista, “Palavras Dadas” e “Nunca é Silêncio Vão”.
Buika é a voz explosiva que encerra o Ciclo Cantar a Alma no dia 03 de Outubro, às 22h00. Uma das mais interessantes e surpreendentes vozes dos últimos tempos que mistura influências e estilos musicais mantendo a autenticidade que a caracteriza. Nascida em Palma de Maiorca, onde se estabeleceu a sua família originária da Guiné Equatorial, foi nesta cidade espanhola que a cantora se iniciou no mundo da música, cantando em clubes de jazz e em bares. Entretanto, mudou-se para Madrid e, em 2005, lançou “Buika”, destacando-se pela naturalidade com que se aventura nas áreas do soul, flamenco, hip hop ou jazz.
Com o seu segundo trabalho, “Mi Niña Lola”, gravado sob a batuta do produtor Javier Limón, arrecadou prémios, participou em grandes festivais e deixou a crítica e o público rendidos. Revelou-se uma artista singular. Dona de uma voz inconfundível, Buika mistura-se com as suas canções, vive-as, espreme as palavras, bebe das emoções para as gritar entre sussurros em “Niña de Fuego”, o seu terceiro disco, também produzido por Javier Limón.
O público português familiarizou-se com Buika depois da participação da cantora no tema “Pequenas Verdades” do último trabalho de Mariza, “Terra”, que a descreve como “uma voz única, muito, muito especial e que eu admiro bastante e que faz parte das minhas vozes preferidas”. Com um à vontade como se estivesse em casa e sempre com um sorriso no rosto, Buika apresenta o seu terceiro álbum, “Niña de Fuego”, no Centro Cultural Vila Flor, um trabalho em que visita novamente a música popular espanhola com as coplas e viaja pela primeira vez até ao México e à ranchera, cantando ainda temas inéditos compostos por ela mesma e pelo aclamado produtor Javier Limón. A propósito deste álbum Buika recebeu duas nomeações para a 9ª edição dos Grammys Latinos, Álbum do Ano e Produtor do Ano (Javier Limón).