domingo, agosto 30, 2009

"Plantel" de Fátima Felgueiras reforçado com antigos opositores


Principais transferências de "jogadores":

Ernesto Rodrigues, histórico militante e candidato do PSD, que chegou a pertencer à direcção política do partido a nível concelhio, é a figura n.º 5 da lista do movimento Sempre Presente (SP) à Assembleia Municipal (AM).
Recorde-se que Ernesto Rodrigues, de formação conservadora, foi o cabeça-de-lista do PSD à Câmara nas eleições de 1985, tendo tido lugar na vereação municipal e, mais tarde, na AM. Aqui travou grandes debates, como, por exemplo, com Fátima Felgueiras e Sousa Oliveira (na altura, presidente da Mesa).Mais tarde, pouco a pouco, foi-se aproximando da edil, integrando hoje a lista do SP à AM.
Rui Silva é a figura nº 4 da lista do SP à AM. Histórico militante socialista e antigo líder da Concelhia do PS Felgueiras, Rui Silva abandonou esta estrutura partidária em 1989 - ano de eleições autárquicas. A sua demissão prendeu-se com o facto de Júlio Faria, nesse ano cabeça-de-lista do partido à Câmara, ter escolhido Fátima Felgueiras para a lista candidata (em 2.º lugar) e o ter preterido.
Em 2005, Rui Silva integrou, em n.º 2, o projecto de José Campos ao Executivo, mas, tendo o PS sofrido estrondosa derrota, acabou por perder a confiança do partido na altura em que substituía José Campos na vereação. Rui Silva foi acusado por Eduardo Bragança de conivência política com Fátima Felgueiras

Carina Duarte, em 2005, venceu, surpreendentemente, as eleições para a Junta de Vila Fria - ano em que se estreou na política -, tendo derrotado o histórico autarca socialista da aldeia. Durante todo o mandato, na AM, esteve sempre em sentido contrário às directrizes partidárias, votando sucessivamente todas as propostas apresentadas pelo SP. Agora vai na lista deste movimento à AM, em 9.º lugar.

José Quintela, histórico militante e candidato do PCP, pelo qual se destacou como aguerrido parlamentar (chegou a travar apaixonados debates com as forças políticas instituídas); apoiou Manuel Faria (PSD) em 1997; apoiou Fátima Felgueiras (PS) em 2001; e integrou a lista de José Campos (PS) em 2005.
Quintela em 1986, travou uma polémica discussão com Fátima Felgueiras na AM, quando a actual presidente da Câmara era apenas deputada municipal (PS). Na origem da discussão, que ficou histórica, estava o aumento do preço da água ao domicílio, muito contestado pelo PCP, que levou o assunto ao jornal "Diário", já extinto e de orientação comunista, e ao jornal "Avante", órgão oficial do PCP.
José Quintela chegou a ser colaborador e director do "Semanário de Felgueiras". Nessas funções, chegou a assinar artigos de extrema agressividade política contra Júlio Faria e Fátima Felgueiras. Agora, é cabeça-de-lista do SP à Junta de Margaride e ocupa o 15.º lugar na lista à AM.

Luísa Costa, advogada, já foi deputada do PS na AM, onde passou sempre despercebida, sem qualquer intervenção de relevo. Agora é n.º 4 na lista à Câmara. Em caso de vitória eleitoral do SP, será o quarto elemento do Executivo de Fátima Felgueiras.

Câmara Municipal

Fátima Felgueiras
Bruno Carvalho
Horácio Reis
Luísa Costa

Orlando Sousa
Sousa Oliveira
Cristina Faria
(filha de Júlio Faria)
Lemos Martins
Mário Martins
Dalila Costa
Vítor Guerra
Carmen Faria
João Garção



Assembleia Municipal
António Pereira
Lemos Martins
Carmen Machado
Rui Silva

Ernesto Rodrigues
Valdemar Sousa
Mário Martins
Carina Duarte
Manuel Carvalho Meireles
Vítor Guerra
Dalila Costa
Ana Margarida Meira Rodrigues

Pedro Peixoto Sousa
Rolanda Babo
José Quintela
Anabela Ribeiro
Fernando Leal
Margarida Lopes
Domingos Ferreira
Glória Freitas
David Queirós
Cristina Faria
(filha de Júlio Faria)
Maria João Amorim
Maria Alzira Abreu Sousa
Cesaltina Sousa Piedade
António Castro Guimarães
José Rocha e Sousa,
Etc... Etc...

Mandatário:
Júlio Faria