terça-feira, julho 21, 2009

T'Amaranto - Festival de Teatro de Amarante.


Com lugar de destaque na agenda de eventos da Câmara de Amarante, tem início no próximo sábado, dia 25 de Julho, mais uma edição do T'Amaranto - Festival de Teatro de Amarante.
A programação deste ano, vocacionada para todos os tipos de públicos, conta, uma vez mais, com companhias reconhecidas do mundo teatral e que apresentam, em Amarante, sobretudo comédias. Os claustros do edifício dos Paços do Concelho voltam a ser o palco deste Festival, embora este ano se transporte, de novo, a magia do teatro para a rua, mais propriamente para o Largo de S. Gonçalo.
O T'Amaranto abre com Jangada Teatro, que vai apresentar "A.V.C. - Aragão Vai Cismar", uma tragicomédia que representa um conflito dentro de uma companhia de Teatro e os diferentes caminhos artísticos pretendidos pelos actores que dela fazem parte. No Domingo, o Largo de S. Gonçalo irá transformar-se totalmente para o lançamento da 1.ª pedra de um monumento candidato a Património da Humanidade e não irá faltar, é claro, a banda filarmónica. "Presos por uma corrente de Ar" é uma comédia de rua levada a cena pelo Teatro do Montemuro.
A ESTE - Estação Teatral, retratará em "A verdadeira história da Tomada do Carvalhal", uma história regional que serviu de inspiração para a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974. Esta é uma peça composta por gesto, movimento, acção, música, de bombos e de pífaro, e pela interacção com o espectador.
O Teatro das Beiras, companhia assídua neste Festival, apresenta "Hotel de Província", um espectáculo construído a partir da comédia em um acto, "Incidente com um compaginador", do dramaturgo russo Aleksandr Vampilov. A acção decorre num hotel onde um irrelevante funcionário público se quer impor, utilizando, para isso, o seu mísero poder. A situação muda com a chegada de um outro hóspede.
O encerramento ficará a cargo do T'amaranto, grupo local que interpretará "Toda a nudez será castigada", uma peça do autor brasileiro Nelson Rodrigues que critica as famílias de "classe média" no Brasil. O humor é aqui utilizado como um recurso estilístico para expor as degradações e taras de uma sociedade barroca e hipócrita.
De referir que os espectáculos têm inicio às 22 horas, com entrada gratuita.
Programa
25 SÁB. Jangada Teatro - "A.V.C. Aragão vai Cismar"
Claustros da Câmara
26 DOM. Teatro do Montemuro - "Presos por uma Corrente de Ar"
Largo de S. Gonçalo
27 SEG. ESTE, Estação Teatral - "A verdadeira história da Tomada do Carvalhal"
Claustros da Câmara
29 QUA. Teatro das Beiras - "Hotel de Província"
Claustros da Câmara
31 SEX. T'Amaranto - "Toda a nudez será castigada"
Claustros da Câmara