sexta-feira, maio 08, 2009

Um projecto musical bem sucedido

Os Hoje, um projecto pop português liderado pelo músico Nuno Gonçalves (The Gift), apresentaram, no final de Abril, um álbum que revisita fados interpretados por Amália Rodrigues à luz da sonoridade pop.
Nuno Gonçalves assina a escolha do alinhamento, os arranjos e a direcção musical do grupo, que inclui Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, Fernando Ribeiro, líder do grupo metal Moonspell, e Paulo Praça (ex-Turbo Junkie e Plaza).
Intitulado «Amália Hoje», o álbum terá nove fados imortalizados por Amália Rodrigues, publicados a 27 de Abril passado pela La Folie e Valentim de Carvalho Multimédia, no ano em que se completa uma década da morte da cantora.
Nuno Gonçalves refe que o convite para este projecto surgiu há cerca de um ano por parte da Valentim de Carvalho e que lhe foi dada total liberdade para escolher os fados «a partir de um catálogo muito respeitado».
Mesmo em reverência à obra de Amália Rodrigues, Nuno Gonçalves defendeu que «é redutor falar apenas em fado, tocado com duas guitarras e um xaile negro», quando se fala da maior das fadistas.
O projecto, que o músico define como «uma pedrada no charco», pretende mostrar que Amália Rodrigues foi uma artista pop como Portugal não voltou a ter mais.
Para esta homenagem, Nuno Gonçalves deixou de fora a guitarra portuguesa e deu sangue novo ao repertório da fadista, recorrendo à guitarra eléctrica, bateria, programações, sintetizadores e a uma formação de orquestra.
O alinhamento do disco reflecte «uma escolha pessoal dos fados de Amália e ao mesmo tempo uma escolha que não fosse óbvia».
«Escolhi composições que tivessem espaço para crescer e que tivessem muita pop em si»,
refere.
Sobre as vozes escolhidas, Nuno Gonçalves explica que Sónia Tavares, Paulo Praça e Fernando Ribeiro se complementavam no objectivo de evidenciar segurança a cantar, respeito pelas letras e uma interpretação que soasse genuinamente portuguesa.
O primeiro single a retirar do álbum será «Gaivota», com poema de Alexandre O´Neill e música de Alain Oulman, na voz de Sónia Tavares.
Fernando Ribeiro interpreta «Formiga Bossa Nova», também de O´Neill e Alain Oulman, e «Grito», poema de Amália Rodrigues musicado por Carlos Gonçalves.
Paulo Praça interpretou «Nome de rua», de David Mourão-Ferreira e Alain Oulman.
«Amália hoje» é descrito por Nuno Gonçalves como «um disco épico, muito orgânico, mas pesado em termos de produção», já que contou com gravações em Londres com a London Session Orchestra e foi misturado em Dublin e Madrid.
O músico acredita que o álbum tem potencialidade para ser editado também no estrangeiro e pode sobreviver à existência do próprio grupo, criado de propósito para este projecto editorial.
Nuno Gonçalves não descartou ainda a hipótese do álbum ser transposto para o palco.