quarta-feira, maio 06, 2009

Convite

Recebemos da Comissão Promotora da Homenagem a Arnaldo Mesquita o convite para estarmos presentes no evento, marcado para o próximo sábado, pelas 15 horas, na Cooperativa Árvore, no Porto.
Arnaldo Mesquita, advogado com cerca de 80 anos de idade, é natural e residente no concelho de Lousada. Militante do PCP desde a clandestinidade, foi um destacado antifascista e resistente ao Estado Novo. Foi uma das figuras que, em 1958, negociou o apoio do seu partido à candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República. O candidato comunista, Arlindo Vicente, acabou por desistir a favor do “General Sem Medo”.
As verdadeiras, as sinceras homenagens fazem-se em vida.

Homenagem a Arnaldo Mesquita

9 de Maio, Sábado - 15h

Cooperativa Árvore (Porto)


Neste momento da vida nacional em que abundam os falsos valores, protagonistas vulgares de políticas mesquinhas e de piores interesses, homenagear um homem da estatura moral e cívica de Arnaldo Mesquita é um dever que se nos impõe.
Como homem e cidadão, Arnaldo Mesquita foi dos que se mantiveram firmes, sem desfalecimentos na incessante luta pela conquista da liberdade e da democracia, com sacrifício da sua vida pessoal, familiar e profissional.
As suas qualidades, a firmeza e fidelidade aos seus ideais, a persistente luta contra a ditadura valeram-lhe a animosidade e a perseguição do regime salazarista, a prisão nas masmorras da PIDE e os incontáveis sacrifícios por que passou.
Como advogado distinguiu-se na defesa corajosa de outros presos políticos nos famigerados tribunais plenários da ditadura.
Os valores da democracia, a luta pela libertação do nosso povo e pela melhoria das suas condições de vida, a solidariedade activa para com os mais fracos e oprimidos são atributos que desde sempre encerram a sua personalidade.
Atributos esses que tornam, mais do que merecida, imperiosa esta homenagem dos seus concidadãos. Significativamente, nestes dias de Abril e Maio, que são os dias da Liberdade.

A Comissão Promotora da Homenagem a Arnaldo Mesquita