quarta-feira, abril 29, 2009

"O Senhor Valéry" no Teatro da Vilarinha (Porto), pelo Pé de Vento | 1 a 30 de Maio


O Pé de Vento estreia O Senhor Valéry no próximo dia 1 de Maio, às 21h45. Um espectáculo encenado por João Luiz, a partir do texto de Gonçalo M. Tavares. Em cena no Teatro da Vilarinha até 30 Maio.
O Senhor Valéry era pequenino, andava sempre a pé, vestia sempre de negro. Tinha medo da chuva, tinha uma casa sem volume onde passava férias e um animal doméstico que nunca ninguém tinha visto. Não gostava da sua sombra, não gostava de competir, era perfeccionista. Era distraído: não confundia a mulher com um chapéu, com sucedia com algumas pessoas, mas confundia o chapéu com o seu cabelo. Conhecia apenas duas pessoas: a pessoa que ele era, nesse exacto instante, e aquela que ele tinha sido, no passado. Era casado com um ser ambíguo, como ele próprio dizia. Dele, dizia ela: Nunca eu pude apoderar-me dos seus olhares. Ele é tão estranho! Na verdade nada se pode dizer dele que não seja inexacto no mesmo instante! Eu gosto dele assim. Por muito estranhamente casada que eu seja, sou-o com conhecimento de causa. Vivemos bem instalados, cada qual no seu absurdo.
O Senhor Valéry
é, porventura, o texto que revelou Gonçalo M. Tavares, cujo reconhecimento lhe mereceu a atribuição do Prémio Branquinho da Fonseca (da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso). Foi o primeiro, em 2003, outros prémios se seguiram.
O Senhor Valéry está na origem do conjunto de Senhores que formam O Bairro, de entre os quais o Pé de Vento estreou em 2007 O Senhor Juarroz. Agora, com O Senhor Valéry, o queremos continuar a dar a conhecer ao nosso público Gonçalo M. Tavares, um autor que tem uma maneira inusitada de olhar para as coisas, de apreender o mundo como anomalia. É um olhar que, em vez de tornar as coisas imediatamente presentes, procede por tentativas que são sempre da ordem da linguagem, (…) lógica das palavras, composição e descomposição do sentido.
Ficha técnica
O Senhor Valéry
Texto: Gonçalo M. Tavares
Encenação: João Luiz
Cenografia: João Calvário e Rui Azevedo
Figurinos: Susanne Rösler
Desenho de luz: Rui Damas
Música: Pedro Junqueira Maia
Vídeo-animação: Hugo Valter Moutinho
Interpretação: Anabela Nóbrega e Rui Spranger

O espectáculo está classificado para maiores de 10 anos e tem duração de cerca de uma hora. Estará em cena de 1 a 30 de Maio, sextas-feiras às 21h45 e sábados às 16h00 e 21h45, para o público em geral, e de 3ª a 6ª feira, às 11h00 e 15h00, para o público escolar.

Preço dos bilhetes: 10€; 5€ (<25>65 anos), 3,40 (grupos).