sábado, fevereiro 28, 2009

Terramoto em Portugal já foi há 40 anos!

Parece que foi ontem, mas já lá vão 40 anos!...
Na madrugada de 28 de Fevereiro de 1969, antes das quatro horas (3 horas e 42 minutos), Portugal acordava com um forte tremor de terra, com maior gravidade no Alentejo e no Algarve mas que se fez sentir em todo o país, em Espanha e em Marrocos, com uma amplitude de 7,3 na escala de Ritcher e cujo epicentro ocorreu no mar. Segundo os entendidos, este foi o maior terramoto em Portugal no século XX, apesar das poucas baixas - menos do que no terramoto de 1909 (este circunscreveu-se mais à área do Ribatejo).
Lembramo-nos perfeitamente do evento sísmico de 69 e do bonito luar daquela madrugada. A maioria das pessoas vieram para a rua com medo de ficar sob os escombros das casas na tragédia iminente, que, felizmente, não ocorreu. Se a amplitude do evento aumentasse mais 1 ponto na escala, certamente que o desfecho seria bem diferente.
O terramoto durou o tempo de uma eternidade. As mulheres choravam e rezavam em voz alta; as crianças, num misto de medo e de um estranho fascínio pelo fenómeno raro, esperavam olhando para os adultos, vistos por elas como sabedores da vida; os homens, de olhar fixo no vale da então vila de Felgueiras, vomitavam medo na expressão dos rostos, pois o mundo aparecia-lhes à sua frente a bailar, na visão iminente de Dante. A pior visão estava virada para Santa Quitéria: “- Meu Deus, o monte está a mexer!..." E o pior foi, ainda, o “uivo”... Sim, uma espécie de grito de alcateia, que vinha de dentro da terra e entranhava no coração dos humanos, que era a sensação da morte. Poucas foram as pessoas que dormiram o resto da noite.
E parece que foi ontem!... E, felizmente, o pior não aconteceu!...