sábado, fevereiro 28, 2009

Vital Moreira ou o paradigma do "socialismo" anti-social

Cabeça de lista do PS
às Europeias 2009

José Sócrates acaba de anunciar, com pompa e circunstância, o nome de Vital Moreira para cabeça de lista do PS às eleições europeias, como se de um “trunfo” político se tratasse. Mas não é, nem de perto nem de longe, trunfo algum. Moreira já não é vital!... Em nenhum partido!
Não discutimos o brio intelectual e profissional de um dos "pais" da Constituição Portuguesa, antigo militante e dirigente do PCP. Lamentamos, isso sim, que, ao longo dos anos, tenha perdido consciência social, em nome de um sofismável pragmatismo político e económico, que serve de desculpa para muita coisa. Vital Moreira há muito que não é comunista! Procurou a social-democracia na área do PS, mas o seu pensamento já desembocou nos aspectos mais bárbaros do neo-liberalismo.
Há anos que o editor do Diário de Felgueiras vem acompanhando a colaboração de Vital Moreira no blogue “Causa Nossa”. Aliás, chegámos a enviar correspondência que o destinatário acabou por publicar naquele espaço cibernauta. E, ao longo dos anos, verificámos como Vital Moreira se tornou “mais papista que o Papa”. Por exemplo, antes das duas últimas actualizações (aumentos) do Salário Mínimo Nacional, Vital Moreira revelou-se contra a reivindicação dos sindicatos sobre a matéria, dizendo-se contra esses aumentos, alegando ser preferível ser-se mal remunerado do que não se ter emprego algum. Azar dos azares para Vital é que o primeiro-ministro, José Sócrates, por cedência ou não aos sindicatos, vem decidindo em sentido contrário, ao aumentar o Salário Mínimo. A comprovar a posição defendida por Vital, fizemos links a alguns dos apontamentos que escreveu no referido blogue. Basta clicar nas datas.
Independentemente de o PCP ser um partido fechado ou aberto, ortodoxo ou não, só ganhou com a saída de pessoas de “esquerda” como Vital Moreira ou Zita Seabra (outra ex-comunista, que, no tempo de Marques Mendes na liderança do PSD, se dizia à direita do presidente do partido).
Clique em cada um dos seguintes links do blogue "Causa Nossa":