quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Editorial

Inácio Ribeiro
Inácio Ribeiro é o grande favorito dos nossos leitores para cabeça-de-lista do PSD à Câmara de Felgueiras. Entre sete possíveis “candidatáveis”, e num universo de 131 votações, Inácio alcança, superiormente, quase 40% das intenções.
Não sendo uma figura pública, este economista, natural da Vila da Longra, é, sociologicamente falando, o preferido das pessoas mais escolarizadas da sociedade felgueirense. Indubitavelmente, o facto de ter assumido a direcção da Associação Comercial, embora ainda há pouco tempo, e o facto de ser visto como um dirigente de “ruptura” com o passado da agremiação levaram a que os nossos leitores preferissem este social-democrata entre os sete postos à escolha.
Em segundo lugar mas com menos de metade dos votos (18%) do primeiro surge Eduardo Teixeira, o homem da “artilharia” do partido e muito crítico em relação à alegada passividade da Oposição. Aliás, esta sua postura levou-o a ter “aborrecimentos” judiciais com um seu companheiro de partido, Caldas Afonso – que, nesta sondagem, tem 7% -, acusado de “cumplicidade política” com o movimento “Sempre Presente”, de Fátima Felgueiras.
No entanto, nenhuma sondagem online faz uma leitura de massas. Na nossa humilde opinião, Eduardo Teixeira e Francisco Cunha (este ficou em último lugar, apenas com 5%, empatado com Bruno Pinheiro), numa perspectiva sociológica, poderão ser as figuras mais populares junto da população mais pobre do concelho. É certo que, quanto ao “jogo” da acção política, poder-se-á questionar a frontalidade de Francisco Cunha, mas, em termos eleitorais, este médico não deixa de ser uma mais-valia no partido, por todos os dias lidar com situações sociais delicadas e, ao mesmo tempo, ser um “desalinhado” com as tão criticadas cumplicidades de alguns eleitos com o poder.
Manuel Faria, candidato à Câmara em 93 e 97, alcançou 14% dos votos. O líder da Concelhia laranja, João Sousa, obteve 13%. Manuel Faria e João Sousa, muito diferentes entre si, são dois nomes possíveis para encabeçarem a lista. É inquestionável a capacidade de combate eleitoral de Faria, mas quando perde – ou seja, na Oposição – esmorece a sua acção num pragmatismo excessivo. João Sousa é inteligente, algo pragmático e voluntarioso. Ainda não conhece o paladar dos grandes combates, nem para a Concelhia, onde foi eleito em lista única.


Inácio Ribeiro - 51 votos - 39%

Eduardo Teixeira - 24 votos - 18%

Manuel Faria - 18 votos - 14%

João Sousa - 17 votos - 13%

Caldas Afonso - 9 votos - 7%

Francisco Cunha e Bruno Pinheiro - 6 votos - 5%